Os 20 Alimentos Ricos em Vitaminas do Complexo B

Alimentos Ricos em Vitaminas do Complexo B que você precisa conhecer. Além disso, as Vitaminas do Complexo B estão presentes em alimentos como peixes, levedura de cerveja, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve e espinafre.

Essas vitaminas participam da regulação e produção de energia no organismo, e ajudam a manter a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino. Além disso, essas Vitaminas são importantes para prevenir anemia e fortalecer o sistema imunológico.

Alimentos Ricos em Vitaminas do Complexo B

Para Que Serve as Vitaminas do Complexo B:

Vitamina B1:

Também conhecida como tiamina, a vitamina B1 tem como funções que ajudam a melhorar o metabolismo e é benefica também na regulação do gasto de energia. Ela pode ser encontrada em alimentos como levedura de cerveja em pó, gérmen de trigo, sementes de girassol e castanha do pará.

Vitamina B2:

Também chamada de riboflavina, ela participa da produção de energia a partir das vitaminas e açúcares vindos da alimentação. Ela está presente na levedura de cerveja, no farelo de aveia, nas amêndoas e no queijo cottage.

Vitamina B3:

A vitamina B3, também chamada de niacina, é responsável por transformar a gordura em energia no corpo, ajudando a queimar calorias. A Vitamina B3 também está na levedura de cerveja, no fígado, no amendoim e em peixes como a cavala.

Vitamina B5:

Conhecida como ácido pantotênico, ela atua melhorando a saúde da pele e dos cabelos, favorece a cicatrização de feridas e ajuda a controlar o colesterol e os sintomas da artrite reumatoide. Ela está presente em alimentos como fígado, sementes de girassol cogumelos, amendoim, queijo cottage e salmão.

Vitaminas do Complexo B

Vitamina B6:

Também chamada de piridoxina, ela ajuda a produzir anticorpos, prevenir anemia e produzir energia a partir de proteínas e carboidratos. A vitamina B6 pode ser encontrada no fígado, na banana, no salmão, na ameixa, no avelã e no abacate.

Vitamina B7:

Mais conhecida como biotina, ela serve para manter o metabolismo ativo, hidratar e fortalecer unhas, pele e cabelos e ajudar no controle da glicemia em casos de diabetes tipo 2.

Alimentos Ricos em Vitaminas do Complexo B são carnes, ovos e leite, e ela é facilmente reposta através de uma dieta equilibrada. Veja outros aqui.

Vitamina B9:

Mais conhecida como ácido fólico, a Vitamina B9 estimula a produção de sangue e de células que carregam oxigênio no organismo, evitando o cansaço frequente e a anemia. O ácido fólico está presente em alimentos como levedura de cerveja, fígado, espinafre, lentilhas e feijão.

Vitamina B12:

Também chamado de cobalamina, a Vitamina B12 também auxilia na produção de sangue e manutenção da saúde do sistema nervoso.

20 Alimentos Ricos em Vitaminas do Complexo B Essa vitamina está presente no fígado, no salmão e em frutos do mar, como ostras e caranguejos, além de poder ser encontrada em alimentos fortalecidos, como cereais matinais, achocolatados em pó e em produtos de soja.

Principais Alimentos Ricos em vitaminas do Complexo B:

Se você fizer uma dieta saudável, variada e rica em alimentos não-industrializados, você não terá dificuldade de consumir uma boa quantidade dos alimentos que contém vitamina B. Veja os alimentos ricos em vitamina B em geral, ou seja, que contém várias das Vitaminas do Complexo B:

Deficiência de Vitaminas do Complexo B:

Há alguns dilemas que podem ser causados pela falta das Vitaminas do Complexo B. Alguns deles são:

  • B1: Fraqueza, fadiga, problemas de memória e depressão;
  • B2: Dermatite Seborreica, tontura, vertigem e inflamações nos lábios;
  • B3: Irritabilidade, cansaço, insônia e manchas na pele;
  • B5: Retardo do crescimento, formigamento nas mãos e pés, dores musculares, queda de cabelo, envelhecimento precoce e distúrbios do sono;
  • B6: Deficiência do nutriente GABA, que pode gerar confusões mentais em adultos, convulsões em crianças, anemia e formigamento nas mãos e pés;
  • B7: Calvície, fraquezas nas unhas e cabelos e pele seca;
  • B9: Insuficiência respiratória, anemia, palidez, fadiga e, em casos de grávidas, má formação do feto;
  • B12: Lesões no sistema nervoso e aumento dos riscos de depressão.

Torna-se essencial os cuidados alimentares, a fim de poder sustentar e fortalecer a saúde do organismo. Uma alimentação balanceada poderá favorecer a qualidade de vida humana.

Por que Tomar Vitaminas do Complexo B?

As vitaminas B estão presentes num grande número de alimentos. Mas os alimentos nem sempre são suficientes. Hoje, apenas alguns indivíduos têm uma dieta muito variada, com uma rica combinação de frutas, legumes, nozes, legumes, frutos e produtos de origem animal (de preferência de agricultores locais, sazonais e orgânicos).

Como as vitaminas do Complexo B são cruciais para a saúde e são raramente excessivas (em quantidades convencionais), um suplemento multivitamínico de Vitaminas do Complexo B pode ser útil em muitos casos.

Recomenda-se consultar um médico ou profissional de saúde, como o nutricionista caso tenha dúvidas ou desconfie que necessita de suplementação ou apresente alguma sintomatologia de deficiência de alguma das Vitaminas do Complexo B.

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