Avelã – Origem, Nutrientes, Benefícios e Efeitos Colaterais

De nome científico: Corylus avellana, a Avelã é um fruto da aveleira e tem sido cada vez mais consumida em nosso país devido à fama de chocolates que a levam como base – é o caso da Nutella, por exemplo. Seu gosto delicioso chamou a atenção de muita gente e a curiosidade em experimentar a Avelã in natura aumentou muito. O fruto Avelã é carregado em cacho e são mantidos em uma cápsula curta e frondosa. Ela é encontrada em quintais de casas de roça, em mercados, grandes feiras e sites que comercializam sementes e mudas de plantas. Então, para saber um pouco mais sobre a Avelã continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse incrível fruto. Vamos lá?!

Origem da Avelã: 

A Avelã teve origem na Ásia e muitas das variedades cultivadas actualmente tiveram a sua origem no século XIX. Em todo o mundo produzem-se 700.000t e a Espanha ocupa o terceiro terceiro lugar, sendo a Catalunha a principal zona de cultivo. A aveleira é originária da Ásia Menor e está mencionada em manuscritos chineses com mais de cinco mil anos.

Os gregos e os romanos difundiram-na por toda a Europa, onde foi utilizada ao longo dos séculos até à atualidade. Muitas das variedades cultivadas atualmente obtiveram-se no século XIX, século que desenvolveu um grande interesse pela hibridação e seleção de espécies.

Tradicionalmente Espanha é um país exportador de avelãs, no entanto nos últimos anos tem importado sobretudo da Turquia, devido à irregularidade das colheitas. A Espanha tem como principais destinos de exportação a França, Áustria, Alemanha, Suíça, Checoslováquia e Dinamarca.

Os principais fornecedores, de Portugal, de Avelã sem casca são a Espanha e a Turquia e de Avelã com casca é a Itália. O primeiro país importador de Avelã sem casca é a China.

Avelã

Valor Nutricional da Avelã: 

Aqui está uma visão completa do perfil nutricional da Avelã:

Princípio Valor nutricional Porcentagem de RDA
Energia 628 kcal 31%
Carboidratos 16,7 g 13%
Proteínas 14,95 g 26,5%
Gordura total 60,75 g 202%
Colesterol 0 mg 0%
Fibras 9,7 g 25,5%
Vitaminas
Folatos 113 µg 28%
Niacina 1,8 mg 11%
Ácido pantotênico 0,918 mg 18%
Piridoxina 0,563 mg 43%
Riboflavina 0,113 mg 9%
Tiamina 0,643 mg 53,5%
Vitamina A 20 UI <1%
Vitamina C 6,3 mg 10,5%
Vitamina E 15 mg 100%
Vitamina K 14,2 µg 12%
Eletrólitos
Sódio 0 mg 0%
Potássio 680 mg 14%
Minerais
Cálcio 114 mg 11%
Cobre 1,725 ​​mg 192%
Ferro 4,7 mg 59%
Magnésio 163 mg 41%
Manganês 6,17 mg 268%
Fósforo 290 mg 41%
Zinco 2,45 mg 22%
Fito-nutrientes
Caroteno-α 3 µg
Caroteno-ß 11 µg
Luteína-zeaxantina 92 µg

Agora que já conhecemos os nutrientes, conheça também os benefícios para a saúde:

Benefícios da Avelã:

Avelã pode trazer benefícios para a sua saúde e bem-estar devido à sua grande variedade de nutrientes, que incluem:

  • Reduzir o nível de pressão arterial e reduzir os riscos associados ao aparecimento de várias doenças cardiovasculares, incluindo acidente vascular cerebral e paralisia;
  • Prevenir o aparecimento de linhas finas e rugas na pele , retardando assim o início precoce dos sinais de envelhecimento;
  • Estimular a regeneração das células da pele. Isso eliminará as células mortas, tornando a pele visivelmente mais saudável e mais jovem;
  • Reduzir o risco associado ao aparecimento de câncer de bexiga em mais de 50%;
  • Aumentar o bom nível de colesterol, enquanto reduz o nível de colesterol ruim;
  • Aliviar cãibras e, assim, ajudá-lo a melhorar o ciclo menstrual de uma forma melhor;
  • Promover o bom funcionamento do sistema nervoso;
  • Desempenhar um papel na melhoria dos níveis de fertilidade;
  • Contribuir para o crescimento das crianças.

Avelã Fruta

Avelã Emagrece?

Avelã realmente emagrece e oferece bem estar ás pessoas, ela possui nutrientes que trazem benefícios ao corpo como um todo e muito bem estar á pele.

Ela possui altos teores de fibras a e outras propriedades que ajudam a emagrecer e, para conseguir conquistar a bela silhueta é necessário acrescentar pequenas quantidades diárias nas suas refeições, nos sucos funcionais, por exemplo, é uma grande alternativa, além disso, é necessário que você possa consumir nos iogurtes, shakes e outras variações, ou até mesmo in natura.

Se adicionar 8 unidades dela por dia pode ser o suficiente, coma 4 pela manhã e mais 4 a tarde, e junto a Avelã coloque ainda uma refeição na dieta rica em fibras e alimentos leves, assim essa oleaginosa será uma ótima fruta para ajudar a manter o seu corpo em forma.

Como Consumir a Avelã:

A melhor maneira de consumir a Avelã é simplesmente comê-las in natura (sem a casca, claro). Além disso, como eu disse, o gosto da Avelã é difícil de desagradar – até mesmo os mais exigentes. Bem saborosa, ela é muito utilizada para o preparo de doces com chocolate, leite condensado e até mesmo em receitas salgadas. O fruto é totalmente versátil!

E preciso lembrar que seu consumo in natura também é bastante recomendado, especialmente por ser o mais saudável e o que apresenta menos calorias. Como o fruto em si é muito gostoso, não é preciso esperar por uma refeição para aproveitar os seus benefícios.

Bolo de Avelã

Torta de Creme de Avelã: 

Surpreenda-se com a facilidade e sabor da torta de creme de Avelã. Simples, prática e supergostosa, a torta de creme de Avelã vai te surpreender!

Ingredientes:

  • 240 g de creme de Avelã ;
  • 4 ovos grandes.

Modo de Preparo:

  • Primeiro, comece preaquecendo o forno a 180º C.
  • Na batedeira, coloque os ovos e bata-os na velocidade máxima.
  • Mas fique atento para caprichar nessa etapa, pois são os ovos que vão dar aquele textura divina à nossa massa!
  • Por isso, paciência é tudo: bata muito bem os ovos até que tripliquem seu volume.
  • Isso pode demorar só alguns minutinhos.
  • Com os ovos beeeem batidos, reserve-os.
  • Em uma tigela de vidro grande, coloque o creme de Avelã e leve ao micro-ondas por cerca de 15 a 20 segundos.
  • Isso vai fazer com que o creme fique mais molinho, facilitando na hora de utilizá-lo.
  • Agora, adicione 1/3 dos ovos batidos à tigela com o creme de Avelã e misture bem com o auxílio de uma espátula até que fique homogêneo.
  • Em seguida, divida em duas partes os ovos batidos que restaram: primeiro, adicione uma parte à tigela, mexendo bem até incorporar totalmente à massa.
  • Logo em seguida, adicione a última parte, misturando tudo muito bem até não ficar com nenhum vestígio de ovos batidos.

Obs: é necessário dividir os ovos batidos em 3 partes para que a massa fique com a consistência desejada, ok? Do contrário, se fosse adicionado tudo ao mesmo tempo ao creme de Avelã, a massa desandaria.

  • Unte uma forma (de preferência de 15 cm) com margarina e chocolate em pó e despeje a massa sobre ela.
  • Leve ao forno preaquecido a 180º C e deixe por cerca de 25 a 30 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo.
  • Após esse tempo, retire do forno, espere esfriar, desenforme e voilà! O resultado vai ficar fantástico!

Faça o seu Próprio Creme de Avelã:

Se você não tiver aí no seu armário ou tiver curiosidade, o saúdeparavida fez uma matéria ensinando como fazer creme de Avelã caseiro. Afinal, sempre bom saber como preparar sobremesas famosas em casa, né?

Decore seu Bolo:

Com uma receita incrível e fácil dessas, a vontade é de comer puro mesmo só para se deliciar com todo o seu sabor, né? Mas, se desejar, decore seu bolo! Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima, coco ralado, granulado ou decore com pedaços de frutas, como deliciosos morangos, e nozes picadas. Vai ficar tão gostoso que o difícil mesmo vai ser comer um pedaço só!

Contraindicações da Avelã:

Não foram encontradas referências de contraindicações a respeito do consumo da Avelã. No entanto, o segredo de uma alimentação balanceada é o equilíbrio, por isso, evite o excesso.

Efeitos Colaterais da Avelã:

Não foram encontrados efeitos colaterais da Avelã.

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