10 Razões Pelas Quais Você Deve Comer Banana Regularmente!

Tecnicamente considerada como uma baga, a Banana é parte do gênero Musa, que contém cerca de 70 espécies e subespécies. Um tratamento doce desenvolve seus açúcares à medida que amadurece, do amido à frutose, sacarose e glicose.

Além disso, as bananas são uma excelente fonte de vitamina B6 e potássio, além de conter quantidades adequadas de vitamina C, riboflavina, ácido fólico e magnésio.

Banana
Banana

Vale lembrar que a medida que a Banana amadurece, ela se torna mais digerível e mais rica em nutrientes. Portanto, para obter mais nutrientes, é importante consumi-la madura.

Uma Banana de tamanho médio (118 gramas) inclui;

  • Energia (kcal) – 105
  • Proteína – 1,29 gramas
  • Fibra – 3,1 gramas
  • Açúcar 14,43 gramas

Top Nutrientes presentes em uma Banana crua madura incluem;

  • Magnésio – 32 mg
  • Fósforo – 26 mg
  • Potássio – 422 mg
  • Folato – 24 mg
  • Vitamina C – 10,3 mg

Agora, confira em mais detalhes alguns dos Benefícios da Banana Para a Saúde

Benefícios da Banana Para a Saúde:

1. Previne Depressão:

A Banana auxilia na redução da depressão, pois contêm triptofano, um aminoácido que constrói proteínas. O triptofano ajuda na produção de serotonina, um neurotransmissor que tem um efeito calmante sobre o cérebro, agindo assim como um sedativo leve que leva a um humor melhorado. Baixos níveis de serotonina foram atribuídos à depressão e ansiedade.

2. Combate o Estresse:

A fruta também fornece alivio do estresse. Durante o estresse elevado, os níveis de potássio no corpo tendem a esgotar. Assim, comer bananas ajuda a reequilibrar os níveis de potássio de maneira natural, sem o uso de medicamentos.

Isso é possível porque elas contêm quantidades elevadas de potássio, o que ajuda a regular o equilíbrio hídrico no corpo e ajuda a normalizar os batimentos cardíacos.

beneficios da banana
beneficios da banana

3. Melhora a Saúde Digestiva:

As bananas contêm fibras não digeríveis, uma combinação de celulose, hemicelulose e alfa-glucanos. Isso ajuda no movimento intestinal suave. A diarreia geralmente causa depleção de eletrólitos importantes do corpo, especialmente o potássio. As bananas contêm quantidades elevadas de potássio (como citamos acima) e também pectina, uma fibra solúvel, ambas úteis para normalizar o movimento através do sistema digestivo.

4. Pode Inibir o Crescimento de Úceras:

O consumo regular de banana ajuda pacientes com úlcera, pois tem uma substância antibacteriana que pode inibir o crescimento de bactérias H. pylori causadoras de úlceras. A pectina e a vitamina C na Banana são eficazes na cura mais rápida do sistema digestivo danificado.

Vale lembrar que as bananas verdes são tradicionalmente usadas como tratamento para úlceras, não só são benéficas na redução da dor da úlcera, particularmente dos sucos gástricos, mas também ajudam a curar as úlceras.

5. Energiza o Corpo:

Seu corpo requer energia e é fornecido através da alimentação que contém açúcares. As bananas contêm três tipos de açúcares naturais e saudáveis, que incluem glicose, sacarose e frutose. Assim, pode-se obter energia suficiente comendo uma Banana.

6. Trata Câimbras:

A fruta também funciona muito bem para o tratamento de cãibras, pois contêm altos níveis de potássio. Ao comê-la, seu corpo pode se expandir e contrair mais livremente os músculos. Isto é particularmente importante para os atletas.

A ingestão de Banana durante e após o exercício também é uma forma eficaz de reduzir a inflamação no corpo. Os metabólitos da Banana funcionam de maneira semelhante à da aspirina ou do ibuprofeno – em termos de sua capacidade de diminuir a inflamação.

A fruta ainda aumenta a respiração mitocondrial. Tudo isso faz das bananas uma alternativa perfeita às bebidas convencionais de açúcar durante o exercício pesado como uma estratégia eficaz para melhorar a recuperação metabólica e reduzir a inflamação pós-exercício no nível celular.

banana para a saude
banana para a saude

7. Melhora a Saúde Dos Rins:

O teor de potássio presente na Banana ajuda a prevenir e minimizar o potencial de pedras nos rins. Isso ocorre porque as frutas e verduras contêm certos compostos que ajudam na desintoxicação efetiva dos potenciais carcinógenos. O potássio presente nesta fruta ainda ajuda a suprimir a excreção de cálcio na urina, minimizando assim as chances de pedras nos rins.

8. Fortalece o Sistema Imune:

Os antioxidantes das bananas ajudam a melhorar o estado imunológico das células no corpo, aumentando a reprodução das células T, a função fagocítica dos macrófagos, bem como aumentando os níveis de anticorpos no corpo.

9. Melhora a Saúde Cardíaca:

Com quantidades extremamente elevadas de potássio e quantidades muito baixas de sódio, as bananas ajudam a prevenir o aumento da pressão arterial, bem como a manter níveis adequados de fluidos e eletrólitos por todo o corpo. As bananas também têm propriedades inibidoras da ECA.

Vale lembrar que indivíduos deficientes ou com baixo teor de potássio têm um risco aumentado de acidente vascular cerebral. Alimentos ricos em potássio, como a Banana pode reduzir o risco em até 50% disso acontecer.

De acordo com um estudo publicado no New England Journal of Medicine, a ingestão regular de bananas como parte da dieta pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver derrames e mortes cardíacas no equivalente a 40%.

10. Inibe a Vontade de Comer Demais:

Apenas uma banana é responsável por diminuir a vontade de comer. Isso mesmo que você leu, se você comer apenas uma fruta com certeza irá diminuir muito as chances de comer em excesso.

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