Dieta Anti-Celulite Para Combater a Famosa “Casca de Laranja”

A dieta anti-celulite é um dos principais aliados na luta contra aquilo que as mulheres mais odeiam. De fato, juntamente com fatores hormonais e vasculares, a má nutrição é uma das causas que podem contribuir para o aparecimento da celulite, causada pelo acúmulo de gordura subcutânea.

Quando inflamada devido a uma disfunção da microcirculação, confere à pele a aparência característica de laranja. É por isso que comer saudável é uma arma eficaz, não só para combater, mas também para prevenir a celulite.

Celulite: o Que é e Por Que Aparecem:

A celulite é uma imperfeição que deriva de uma alteração estrutural das células adiposas da derme e da hipoderme e da retenção de líquidos nos tecidos circundantes. Sua aparência está ligada a uma degeneração da microcirculação venosa causada por um acúmulo excessivo de gordura subcutânea.

As células de gordura, aumentando em volume, tendem a reter os líquidos, comprimem os capilares e isso provoca um estado de inflamação local, que desencadeia a paniculopatia fibrosa edematosa, mais comumente conhecida como celulite.

Existem fatores genéticos, hormonais e vasculares associados a maus hábitos alimentares e a um estilo de vida sedentário que é a causa desse defeito, que afeta principalmente as mulheres e afeta principalmente pernas, braços, coxas e nádegas.

É por isso que uma dieta anti-celulite, juntamente com um estilo de vida ativo, pode fazer a diferença na luta e prevenção contra a celulite.

Vamos descobrir quais são as estratégias e alimentos mais úteis no combate a celulites.

A Dieta para Combater a Celulite:

Sal e açúcar são dois grandes contribuintes para celulite e é por isso que o primeiro passo em uma dieta anti-celulite eficaz é reduzi-los drasticamente.

O sal é “um poderoso retentor de água, por meio de que, dado que a celulite é caracterizada por um excesso de tecido adiposo com um edema e, em seguida, uma retenção de água local, para contrariar é bom para limitar o seu consumo.”

Isso significa que você deve prestar atenção não apenas ao sal que adiciona aos pratos que você cozinha, mas acima de tudo não exagerar em todos os alimentos que já o contêm, especialmente alimentos conservados. e processado, fatiado, enlatados e queijos envelhecidos.

Cuidado Também Com os Açúcares:

Além do sal, também é importante reduzir o consumo de açúcares: “o excesso de açúcares – explica Piretta – leva a uma formação excessiva de tecido adiposo, que pode ficar preso nas coxas e nas nádegas, partes do corpo que tendem a ser mais afetadas por celulite”.

O conselho é, portanto, reduzir a ingestão de doces, o que deve representar uma exceção, e não a regra, em uma dieta saudável.

Dieta anti-celulite: Alimentos Úteis:

Água, potássio, fibra e antioxidantes: aqui está o porquê de nutrientes que lhe dá uma mão para eliminar a celulite.

Parece um paradoxo, mas contra a celulite é importante eliminar o excesso de fluidos do corpo e tomar líquidos para manter a hidratação adequada.

É por isso que, além de beber muito, é bom para trazer à mesa os alimentos que são ricos em água, mas também diurético e que ajude na limpeza do organismo.

Frutas e legumes, de preferência na época, estão entre os alimentos mais úteis. Em particular: aspargos; todos os vegetais de folhas verdes, como chicória, espinafre e agretti, tomate, alface, pepino, cebola, feijão verde, courgettes são muito eficazes entre os vegetais.

Quanto às frutas, os morangos e os kiwis estão entre os mais ricos em água e são, portanto, preciosos aliados no combate à celulite.

Além de trazer alimentos ricos em água para a mesa, também é importante beber pelo menos 1,5 litros de água por dia. Quanto mais você hidratar com água mineral, na verdade, mais você elimina a água e os líquidos, que de outra forma permaneceriam no corpo, indo piorar a condição de retenção que acompanha a celulite.

O ideal é beber mais ou menos o equivalente a 8 copos de água. Se você não tiver sucesso, você pode se ajudar com chás de ervas, chás e águas com sabor: o essencial é beber sem adição de açúcar.

Também é muito útil consumir alimentos ricos em potássio, que estimulam a diurese e ajudam a eliminar o sódio, que promove a retenção: entre estes, a banana, o abacate, o kiwi, o espinafre, o peito de frango e peru e bacalhau.

Nutrição Saudável Para Prevenção de Celulite:

A alimentação saudável é um grande aliado não só para lutar, mas também para prevenir a celulite. É verdade que essa imperfeição está ligada a fatores hormonais e constitucionais, mas se você seguir uma dieta equilibrada e variada, com poucos açúcares e pouca gordura, será mais fácil manter um peso saudável e evitar os depósitos de gordura que podem promover o aparecimento da celulite.

O que levar para a mesa, então? Pelo menos 5 porções diárias entre frutas e vegetais para preencher com antioxidantes, grãos integrais para garantir um bom suprimento de fibras, açúcar e gordura com moderação.

Também é importante manter o sal sob controle, porque o consumo excessivo pode promover a retenção de água. Nesse sentido, mesmo mantendo a hidratação correta, beber 1,5 litros de água por dia ajuda a evitar o acúmulo de água nos tecidos, que pode ser a antecâmara da celulite.

Em suma, os bons hábitos de mesa que ajudam a neutralizar a celulite em seus estágios iniciais e avançados são muito importantes, mesmo que ainda não haja traços dela na sua pele.

Para se prevenir de celulite, combine um estilo de vida ativo e saudável com uma dieta equilibrada: pratica desporto todos os dias, mesmo que só ande durante 30 minutos, e evite fumar e beber álcool, roupas apertadas e saltos.

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