Dieta MIND – O que Comer, Como Fazer e Cardápio!

A dieta MIND se tornou popular após um estudo publicado em uma revista científica americana. Conforme este estudo, pessoas que trilham a dieta MIND têm menos possibilidades de desenvolver a doença de Alzheimer. Ao todo o estudo contou com a ajuda de quase 1 mil voluntários que seguiram a dieta e foram beneficiados.

As pessoas que adotou rigorosamente à dieta MIND foi capaz de diminuir em até 50% o perigo da doença de Alzheimer, enquanto aqueles que a seguiram de forma moderada, conseguiram diminuir em até 30%. Entretanto, evitar o surgimento de Alzheimer é apenas um dos benefícios da dieta, que também pode ser adotada contra a diabetes, diminuir a pressão alta e emagrecer.

O que é a Dieta MIND:

A dieta MIND é uma mistura de duas dietas, a dieta mediterrânea e a dieta DASH (sigla para: abordagens dietéticas para reduzir a hipertensão), essas dietas estão interligadas com potenciais benefícios para o coração. No entanto, também foi visto que a dieta mediterrânea e a dieta DASH melhoravam a saúde do cérebro das pessoas.

A dieta MIND foi elaborada pensando especificamente nos alimentos que têm relação reconhecida com diminuição do risco de doenças da mente. Como resultado do consumo da dieta MIND, foram achados resultados melhores dos que os evidenciados pela dieta mediterrânea e dieta DASH, em relação a uma melhora na cognição.

Como Funciona a Dieta MIND:

A associação dentre a dieta Mediterrânea e a dieta DASH acarretou em um programa alimentar voltado para o ótimo funcionamento do cérebro e do coração, trazendo uma variedade de benefícios para o corpo como um todo.

Da dieta do Mediterrâneo, ela herdou o maior consumo de peixes, vegetais, alimentos com gorduras saudáveis e grãos integrais, enquanto da DASH veio a inspiração para consumir outros tipos de vegetais, frutas e laticínios com menor índice de gordura.

O resultado da mistura foi uma dieta que combate Alzheimer e algumas doenças degenerativas, além de problemas do coração, consistindo em um regime diferente de outros que focam apenas na perda de gorduras e na melhora do desempenho físico.

Conforme estudo realizado por uma universidade americana, com bem mais de 900 voluntários, os alunos que seguiram o programa, de maneira profunda diminuíram em 53% as possibilidades de desenvolver Alzheimer. E até mesmo aquele que não levou a dieta tão à risca se beneficiou, diminuindo os riscos da doença em 35%.

Benefícios da Dieta MIND:

Além de diminuir as possibilidades de aparecimento do Mal de Alzheimer, há diversos benefícios da dieta MIND que você pode aproveitar ao executá-la, tais como:

  • Prevenir o diabetes;
  • Prevenir o câncer;
  • Melhorar do fluxo intestinal;
  • Prevenir doenças cardiovasculares;
  • Reduzir a pressão arterial.

Dieta MIND ajuda a perder peso? Embora o intuito da dieta MIND não seja o emagrecimento, segui-la pode levar à perda de peso, uma vez que se fundamenta numa alimentação saudável e balanceada Manter ótimos costumes alimentares e realizar atividades físicas com regularidade é a melhor maneira de perder peso de forma eficiente e duradoura.

Menu Para Dieta MIND:

O menu da dieta MIND é formado basicamente, por alimentos saudáveis para o cérebro e o coração, que possuam ação antioxidante e sejam boas fontes de carboidratos, vitaminas, proteínas, fibras, minerais e gorduras boas. Aqui está um plano de refeições de sete dias para você começar:

Segunda-feira:

  • Café da manhã: iogurte grego com framboesas, coberto com amêndoas fatiadas.
  • Almoço: Salada mediterrânea com molho à base de azeite, frango grelhado, pita integral.
  • Jantar: Burrito com arroz integral, feijão preto, legumes fajita, frango grelhado, salsa e guacamole.

Terça-feira:

  • Café da manhã: torrada de trigo com manteiga de amêndoa, ovos mexidos.
  • Almoço: sanduíche de frango grelhado, amoras, cenouras.
  • Jantar: salmão grelhado, salada com molho à base de azeite, arroz integral.

Quarta-feira:

  • Café da manhã: Aveia com morangos ou 3 ovos cozidos.
  • Almoço: salada de estilo mexicano com verduras mistas, feijão preto, cebola roxa, milho, frango grelhado e molho à base de azeite.
  • Jantar: Frango e legumes salteados, arroz integral.

Quinta-feira:

  • Café da manhã: iogurte grego com manteiga de amendoim e banana.
  • Almoço: truta assada, couve, ervilhas de olhos pretos.
  • Jantar: Espaguete de trigo integral com almôndegas de peru e molho marinara, acompanha salada com molho de azeite.

Sexta-feira:

  • Café da manhã: torrada de trigo com abacate, omelete com pimentão e cebola.
  • Almoço: Chili feito com peru moído.
  • Jantar: frango assado no forno grego, batatas assadas no forno, salada ao lado e pão de trigo.

Sábado:

  • Café da manhã: aveia durante a noite com morangos.
  • Almoço: Tacos de peixe em tortillas de trigo integral, arroz integral, feijão.
  • Jantar: Giroscópio de frango em pita de trigo integral, salada de pepino e tomate.

Domingo:

  • Café da manhã: fritada de espinafre, maçã fatiada e manteiga de amendoim.
  • Almoço: sanduíche de salada de atum no pão de trigo, além de cenouras e aipo com homus.
  • Jantar: Frango ao curry, arroz integral, lentilhas.

Além disso, você pode beber um copo de vinho a cada jantar para satisfazer as recomendações dietéticas do MIND. As nozes também podem fazer um ótimo lanche. Assim como em algumas dietas, você deve escolher por menores refeições ao longo do dia e não deixar de realizar atividades físicas com regularidade, para atingir os resultados esperados.

Alimentos Permitidos na Dieta MIND:

Veja os principais alimentos permitidos na dieta MIND:

  • Grãos (por exemplo, feijão, soja, lentilha). No mínimo 3 vezes na semana;
  • Frango (sem ser frito). No mínimo duas porções na semana;
  • Folhas verdes, como alface, couve e espinafre. Consumo diário;
  • Peixe (sem ser frito). No mínimo uma vez na semana;
  • Cereais integrais. No mínimo 3 porções ao dia;
  • Oleaginosas (como nozes). 5 vezes na semana;
  • Azeite de oliva. Usado como óleo para cozinhar ou temperar os alimentos;
  • Vinho tinto. Uma taça ao dia;
  • Bagas, como mirtilo, amora, framboesa, morangos, açaí e goji berry5. Pelo menos duas vezes na semana;
  • Outros vegetais e legumes, como repolho, acelga, abobrinha, tomate, pimentão, brócolis, couve-flor etc. Consumo diário.

Alimentos Proibidos na Dieta Mind:

Para melhores resultados, fique atento também aos alimentos proibidos na dieta MIND:

  • Manteiga ou margarina;
  • Queijo;
  • Doces e sobremesa;
  • Alimentos fritos;
  • Carne vermelha e derivados.

Nos estudos com a dieta MIND, as pessoas que tiveram uma melhor saúde cognitiva e menor incide para desenvolver Alzheimer possuíam os costumes alimentares da dieta MIND ao longo da vida. Por isso, é importante incluir alimentos saudáveis, como os apresentados acima, no seu cotidiano além de deliciosos fazem bem à saúde. Mas nunca se esqueça, é importante consultar um profissional da saúde, como médico e nutricionista, para saber o que é indicado para você.

Além disso, outra dieta bastante popular é a do projeto fit 60d. O projeto fit 60d é um programa de reeducação da sua alimentação. Ele vai dizer exatamente o que você deve fazer com seus alimentos antes de come-los. Vai dizer quais alimentos você precisa evitar e quais alimentos você precisa colocar em seu cardápio. Seguindo essas orientações em 60 Dias Você emagrecerá no mínimo 21 quilos. Incrível não é mesmo?

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