Durian – Origem, Nutrientes, Benefícios e Efeitos Colaterais

De nome científico Durio zibethinus, o durian também conhecido como durião é uma fruta tropical que se distingue pelo seu grande tamanho e casca exterior dura e espetada. Tem uma carne fedorenta e de creme com sementes grandes. Existem várias variedades, mas a mais comum é a Durio zibethinus. A carne do durião pode variar em cor. É mais comumente amarelo, branco ou dourado, mas também pode ser vermelho ou verde. O durian cresce em regiões tropicais em todo o mundo, especialmente nos países do sudeste asiático da Malásia, Indonésia e Tailândia. A fruta pode crescer até 30 cm de comprimento e 15 cm de largura. Um fruto durian típico tem cerca de duas xícaras (473 ml) de polpa comestível. Então, para saber um pouco mais sobre o durian continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse incrível fruto. Vamos lá?!

Origem do Durian:

O durian é uma fruta exótica nativa do sudeste da Ásia, sendo originalmente encontrada em Brunei, na Indonésia e na Malásia, onde é também chamada de “rei das frutas”. Trata-se do fruto de uma árvore do gênero Durio, pertencente à família Malvaceae, a mesma do quiabo e do hibisco, por exemplo. Em alguns países, o durian é bastante popular e é utilizado no preparo de bolos, doces, tortas, embutidos e demais pratos. Com relação ao seu sabor, comparam-no a uma mistura entre caramelo e queijo francês.

Durian

Valor Nutricional do Durian:

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g:

NUTRIENTES VALOR NUTRICIONAL PORCENTAGEM DE RDA
Calorias 147 kcal 7%
Carboidratos 27,09 g 21%
Proteínas 1,47 g 2,5%
Gordura total 5,33 g 20%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 3,8 g 10%
VITAMINAS
Vitamina B9 36 mcg 9%
Niacina 1,074 mg 7%
Ácido pantotênico 0,230 mg 4,5%
Piridoxina 0,316 mg 24%
Riboflavina 0,200 mg 15%
Tiamina 0,374 mg 31%
Vitamina A 44 UI 1,5%
Vitamina C 19,7 mg 33%
MINERAIS
Sódio 2 mg 0%
Potássio 436 mg 9,5%
Cálcio 6 mg 0,6%
Cobre 0,207 mg 23%
Ferro 0,43 mg 5%
Magnésio 30 mg 7,5%
Manganês 0,325 mg 14%
Fósforo 39 mg 6%
Zinco 0,28 mg 2,5%
FITO-NUTRIENTES
Caroteno-α 6 mcg
Caroteno-ß 23 mcg
Luteína-zeaxantina

Agora que já conhecemos os nutrientes, conheça também os benefícios para a saúde.

Benefícios do Durian:

Todas as partes da planta durian – folhas, casca, raízes e frutas – têm sido usadas na medicina tradicional da Malásia para tratar uma variedade de doenças, incluindo febre alta, icterícia e problemas de pele. Estudos mostraram que a fruta durian pode ter os seguintes benefícios à saúde:

Regula a Taxa de Açúcar no Sangue:

As grandes quantidades de manganês no durian ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, o que é ideal para pessoas que têm diabetes ou problemas semelhantes.

Previne a Anemia:

A anemia pode ser causada por uma deficiência nos folatos. Este tipo de anemia é chamado anemia perniciosa. O ácido fólico é essencial para a produção de glóbulos vermelhos, e o durian é uma rica fonte de ácido fólico.

Alivia e Previne a Constipação:

O durião é uma fruta rica em fibras que ajuda a absorver o excesso de água e a digerir eficazmente. Graças ao seu teor de fibras, também nos permite ter um trânsito intestinal normal.

Manutenção da Saúde Óssea:

O durian é uma rica fonte de potássio, que é um nutriente importante para a saúde dos ossos, juntamente com o cálcio. O potássio ajuda a preservar o cálcio e permite que ele não seja eliminado na urina. Outra forma de melhorar a saúde óssea e com o Chá Dor nos Ossos:

Favorece a Pele Saudável:

A vitamina C é um nutriente muito importante para o colagênio, que é um elemento importante da pele, ligamentos, tendões, ossos e vasos sanguíneos. Também cura feridas rapidamente. O durian contém aproximadamente 80% de vitamina C e consumir uma xícara de suco durian ajuda a preservar bem a pele.

Mantém uma Tiroide Saudável:

Além do iodo, o cobre desempenha um papel importante na manutenção da saúde da tiroide. O cobre é abundante no durian e contribui para a produção de hormônios na tireoide e sua absorção.

Ajuda a Aliviar Enxaquecas:

Se você sofre de enxaqueca, é melhor comer durian: oferece um alívio rápido, acalmando a dor. A presença de riboflavina no durian é ideal para tratar enxaquecas .

Ajuda Digestão

O durian contém tiamina, que ajuda no processo de digestão. Ajuda na produção de ácido clorídrico no estômago, o que facilita a digestão e também favorece o apetite normal.

Promove a Saúde dos Dentes e das Gengivas:

O durião contém fósforo em grandes quantidades, o que é essencial para o reforço dos dentes. O fósforo, junto com o cálcio, pode ajudar a construir dentes e gengivas, enquanto o cálcio por si só não consegue produzir dentes.

durião

Como Consumir o Durian:

O fruto tem vários usos podendo ser consumido ao natural adicionado a sorvetes ou utilizado na confecção de geleia. A polpa pode também ser preservada com açúcar, frita ou assada ligeiramente.

Como Comer o Durian:

  • Com uma faca longa e afiada, cuidadosamente faça um corte profundo no durião de cerca de 20-25cm.
  • Enfie seus dedos nesse corte e abra a casca. Quando você tiver terminado deve ficar apenas com duas metades.
  • Com a faca, faça um corte profundo na divisão fibrosa no centro da metade. Se o durião estiver bem maduro, você não precisará fazer isso.
  • Separe as duas seções da fruta.
  • Retire a carne comestível da casca e faça o mesmo com a outra metade.

Contraindicações do Durian:

Não foram encontradas referências de contraindicações a respeito do consumo. No entanto, o segredo de uma alimentação balanceada é o equilíbrio, por isso, evite o excesso.

Efeitos Colaterais do Durian:

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

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