Fascite Plantar: O que é, Causas, Sintomas, Tratamentos e Prevenção!

A fascite plantar é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar. Envolve inflamação de uma faixa espessa de tecido que atravessa a parte inferior do pé e conecta o osso do calcanhar aos dedos dos pés (fáscia plantar). A fascite plantar comumente causa dor aguda que geralmente ocorre com seus primeiros passos pela manhã. Conforme você se levanta e se movimenta mais, a dor normalmente diminui, mas pode retornar após longos períodos em pé ou depois de levantar da posição sentada.

Fascite plantar é mais comum em corredores. Além disso, pessoas com excesso de peso e aquelas que usam sapatos com apoio inadequado têm um risco aumentado de fascite plantar.

O que é Fascite Plantar:

A fascite plantar causa dor no fundo do calcanhar. A fáscia plantar é um ligamento grosso, semelhante a uma teia, que liga o calcanhar à frente do pé. Ele suporta o arco do seu pé e ajuda você a andar.

A fascite plantar é uma das queixas ortopédicas mais comuns. Seus ligamentos de fáscia plantar experimentam muito desgaste em sua vida diária. Normalmente, esses ligamentos atuam como amortecedores, suportando o arco do pé. Muita pressão nos pés pode danificar ou rasgar os ligamentos; a fáscia plantar inflama-se e a inflamação causa dor e rigidez no calcanhar.

fascite plantar

Causas de Fascite Plantar:

Em circunstâncias normais, sua fáscia plantar age como uma corda de absorção de choque, apoiando o arco em seu pé. Se a tensão e o estresse na corda do arco se tornarem muito grandes, pequenas lágrimas podem surgir na fáscia. Alongamento e dilaceração repetitivos podem causar irritação ou inflamação da fáscia, embora em muitos casos de fascite plantar, a causa não esteja clara.

Sintomas de Fascite Plantar:

A fascite plantar normalmente causa uma dor aguda na parte inferior do pé, perto do calcanhar. A dor geralmente é a pior com os primeiros passos após o despertar, embora também possa ser desencadeada por longos períodos em pé ou levantar da posição sentada. A dor é geralmente pior após o exercício, não durante o mesmo.

Quando ver um Médico:

Consulte o seu médico se notar algum dos sinais e sintomas acima.

Preparando-se para sua consulta:

Enquanto você pode inicialmente consultar o seu médico, ele ou ela pode encaminhá-lo para um médico especializado em distúrbios do pé ou medicina esportiva.

O que você pode fazer:

Você pode querer escrever uma lista que inclua:

  • Seus sintomas e quando eles começaram;
  • Informações pessoais importantes, incluindo o histórico médico e as atividades que você faz e de sua família podem ter contribuído para seus sintomas;
  • Todos os medicamentos, vitaminas ou outros suplementos que você ingere,incluindo doses;
  • Perguntas para perguntar ao médico.

Para fascite plantar, perguntas básicas para perguntar ao seu médico incluem:

  • O que provavelmente está causando meus sintomas?
  • Além da causa mais provável, quais são outras possíveis causas para meus sintomas?
  • Quais testes eu preciso?
  • Minha condição é provavelmente temporária ou crônica?
  • Qual é o melhor curso de ação?
  • Quais são as alternativas para a abordagem primária que você está sugerindo?
  • Existem restrições que preciso seguir?
  • Eu deveria ver um especialista?
  • Há folhetos ou outro material impresso que eu possa ter? Quais sites você recomendaria?

Não hesite em fazer outras perguntas.

O que esperar do seu médico:

Seu médico provavelmente fará perguntas, como:

  • Seus sintomas tendem a ocorrer em uma determinada hora do dia?
  • Que tipos de sapatos você costuma usar?
  • Você é um corredor ou participa de algum esporte que envolva corrida?
  • Você tem um trabalho fisicamente exigente?
  • Você já teve problemas com os pés antes?
  • Você sente dor em qualquer lugar além de seus pés?
  • O que, se alguma coisa, parece melhorar seus sintomas?
  • O que, se alguma coisa, parece piorar seus sintomas?

Fatores de Risco de Fascite Plantar:

Embora a fascite plantar possa surgir sem uma causa óbvia, os fatores que podem aumentar o risco de desenvolver fascite plantar incluem:

  • Idade Avançada. A fascite plantar é mais comum entre as idades de 40 e 60 anos.
  • Certos tipos de exercício As atividades que exercem muito estresse sobre o calcanhar e o tecido associado – como corridas de longa distância, atividades de saltos balísticos, dança de balé e dança aeróbica – podem contribuir para um início mais precoce da fascite plantar.
  • Mecânica dos pés. Estar de pés chatos, ter um arco alto ou até mesmo ter um padrão anormal de caminhada pode afetar a maneira como o peso é distribuído quando você está de pé e colocar mais pressão na fáscia plantar.
  • Obesidade. O excesso de libras aumenta a tensão na sua fáscia plantar.
  • Ocupações que mantêm você em pé. Trabalhadores de fábrica, professores e outros que passam a maior parte de suas horas de trabalho caminhando ou em pé em superfícies duras podem danificar sua fascia plantar.

Complicações de Fascite Plantar:

Ignorar a fascite plantar pode resultar em dor crônica no calcanhar que dificulta suas atividades regulares. Mudar a maneira como você caminha para minimizar a dor da fascite plantar pode levar a problemas nos pés, joelhos, quadris ou nas costas.

Diagnóstico de Fascite Plantar:

O diagnóstico é feito com base na história médica e no exame físico. Durante o exame, o seu médico verificará áreas de sensibilidade no seu pé. Onde sua dor está situada pode ajudar a determinar sua causa.

Testes de imagem:

Normalmente, nenhum teste é necessário. Seu médico pode sugerir um raio-X ou ressonância magnética (MRI) para se certificar de que sua dor não está sendo causada por outro problema, como uma fratura por estresse ou um nervo comprimido.

Às vezes, um raio-x mostra um esporão do osso projetando-se para a frente a partir do osso do calcanhar. No passado, esses esporões ósseos eram freqüentemente acusados ​​de dor no calcanhar e removidos cirurgicamente. Mas muitas pessoas que têm esporas nos calcanhares não têm dor no calcanhar.

Tratamentos de Fascite Plantar:

A maioria das pessoas com fascite plantar recupera-se com tratamentos conservadores, incluindo repouso, congelamento da área dolorida e alongamento, em vários meses.

Medicamentos:

Analgésicos como o ibuprofeno e naproxeno sódico podem aliviar a dor e a inflamação associadas à fascite plantar.

Terapias:

Exercícios de alongamento e fortalecimento ou uso de dispositivos especializados podem proporcionar alívio dos sintomas. Esses incluem:

  • Fisioterapia. Um fisioterapeuta pode instruí-lo em uma série de exercícios para alongar a fáscia plantar e o tendão de Aquiles e fortalecer os músculos da perna, que estabilizam o tornozelo e o calcanhar. Um terapeuta também pode ensiná-lo a aplicar a fita esportiva para apoiar a parte inferior do pé.
  • Splints noturnos. Seu fisioterapeuta ou médico pode recomendar que você use uma tala que se estende a sua panturrilha e o arco do seu pé enquanto você dorme. Isso mantém a fáscia plantar e o tendão de Aquiles em uma posição alongada durante a noite e facilita o alongamento.
  • Órteses. Seu médico pode prescrever suportes de órteses prontos para uso (órteses) para ajudar a distribuir a pressão nos pés de maneira mais uniforme.

Procedimentos cirúrgicos ou outros:

Quando medidas mais conservadoras não estiverem funcionando após vários meses, seu médico pode recomendar:

  • Injeções. Injetar um tipo de medicação esteróide na área sensível pode proporcionar alívio temporário da dor. Múltiplas injeções não são recomendadas porque podem enfraquecer sua fascia plantar e possivelmente causar sua ruptura. Mais recentemente, o plasma rico em plaquetas tem sido utilizado, sob orientação ultrassonográfica, para proporcionar alívio da dor com menor risco de ruptura tecidual.
  • Terapia de ondas de choque extracorpórea. Neste procedimento, as ondas sonoras são direcionadas para a área da dor no calcanhar para estimular a cicatrização. É geralmente usado para fascite plantar crônica que não respondeu a tratamentos mais conservadores. Este procedimento pode causar hematomas, inchaço, dor, dormência ou formigamento. Alguns estudos mostram resultados promissores, mas não se mostrou consistentemente eficaz.
  • Procedimento Tenex. Este procedimento minimamente invasivo remove o tecido cicatricial da fascite plantar sem cirurgia.
  • Cirurgia. Poucas pessoas precisam de cirurgia para separar a fáscia plantar do osso do calcanhar. Geralmente, é uma opção apenas quando a dor é grave e tudo o mais falha. Os efeitos colaterais incluem um enfraquecimento do arco no seu pé.

Estilo de Vida e Remédios Caseiros:

Para reduzir a dor da fascite plantar, tente estas dicas de auto-cuidado:

  • Mantenha um peso saudável. Perder peso se você estiver com sobrepeso ou obeso para minimizar o estresse em sua fáscia plantar.
  • Escolha sapatos de apoio. Evite saltos altos. Compre sapatos com calcanhar baixo a moderado, bom suporte de arco e absorção de choque. Não ande descalço, especialmente em superfícies duras.
  • Não use sapatos esportivos desgastados. Substitua seus velhos calçados esportivos antes que eles parem de apoiar e amortecer seus pés. Se você é um corredor, compre novos sapatos após cerca de 400 a 500 milhas de uso.
  • Mude seu esporte. Tente um esporte de baixo impacto, como nadar ou andar de bicicleta, em vez de caminhar ou correr.
  • Aplique gelo. Mantenha uma compressa de gelo coberta por tecido sobre a área de dor por 15 a 20 minutos, três ou quatro vezes por dia ou após a atividade. Ou experimente a massagem com gelo. Congele um copo de papel cheio de água e enrole-o no local do desconforto por cerca de cinco a sete minutos. A massagem regular com gelo pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação.
  • Estique seus arcos. Exercícios caseiros simples podem esticar a fáscia plantar, o tendão de Aquiles e os músculos da panturrilha.

Prevenção de Fascite Plantar:

Algumas medidas preventivas podem ajudá-lo a não desenvolver inflamação na fáscia plantar. Veja:

  • Cultive um peso saudável. Quilos em exagero elevam a pressão sobre a sola do pé, podendo levar à ocorrência de fascite plantar.
  • Se você pratica esportes que requerem muito dos pés, busque realizar os alongamentos da maneira correta antes e após os exercícios físicos.
  • Mantenha boa flexibilidade na área do tornozelo, do tendão de Aquiles e nos músculos da panturrilha. Isso pode auxiliar a prevenir a fascite plantar.

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