Figo – Origem, Nutrientes, Benefícios e Efeitos Colaterais

De nome Científico Ficus carica, os figos estão entre as frutas mais antigas consumidas pelos seres humanos. Alguns eruditos até acreditam que o fruto proibido arrancado por Eva era um figo e não uma maçã. Intrigante, certo? Você sabia que o figo era a fruta favorita de Cleópatra? Imaginando o que há de tão especial nisso, não é? Onde devo começar? A história dos figo e seus benefícios sem fim. Conseguimos reunir a maioria dos benefícios dos figos aqui. Dar uma olhada.

Origem do Figo:

Os figos são frutos que crescem na árvore Ficus, um membro da família Mulberry ou Moraceae. Eles pertencem ao gênero Ficus, e seu nome científico é Ficus carica. Os figos são conhecidos por vários nomes nos idiomas locais. Eles são chamados de ‘Anjeer’ em hindi, ‘Athi Pallu’ em télugo, ‘Atti Pazham’ em tâmil e malaiala, ‘Anjura’ em kannada e ‘Dumoor’ em bengali. A figueira é decídua e pode atingir uma altura de 7 a 10 metros. Tem uma casca branca e lisa.

As figueiras crescem selvagens em áreas secas e ensolaradas que têm solo fresco e profundo. Eles também tendem a crescer em áreas rochosas e podem sustentar mesmo em solo menos fértil. As figueiras podem viver até 100 anos e possuem galhos longos e sinuosos que podem superar a altura da árvore.

Os figos são nativos do Oriente Médio e da Ásia Ocidental e agora são cultivados em todo o mundo. Figueiras foram naturalizadas em vários locais da Ásia e da América do Norte. Os figos são o culminar de muitos frutos isolados e crescem até um tamanho de 3-5 centímetros. Eles são verdes enquanto crescem e ficam roxos ou marrons quando amadurecem.

Botanicamente, o figo não pode ser chamado de fruta. É um syconium, o que significa que uma parte do tronco se estende em um saco, com as flores crescendo internamente. Os figos têm um sabor e textura únicos. Eles são doces e chewy. A suavidade da fruta e a crocância de suas sementes formam uma bela combinação para se comer.

Figos secos estão disponíveis durante todo o ano, enquanto os figos frescos estão disponíveis de junho a setembro. Os figos são ovais ou em forma de pera e vêm nas cores branco, verde, vermelho, amarelo, roxo e preto. Você pode comê-los crus e frescos, secos ou incorporá-los em várias receitas (algumas das quais são mencionadas neste artigo).

Os figos são considerados exóticos em muitas partes do mundo. Eles são doces e suculentos após o amadurecimento, e seu sabor depende da sua cor.

figo

História dos Figos:

O nome “figo” é originário de uma palavra latina chamada “ficus” e um nome hebraico mais antigo chamado “feg”. Os figos são conhecidos por serem os primeiros frutos a serem colhidos e cultivados. Eles eram nativos da Índia e da Turquia e vieram para a América nos anos 1500.

Escavações neolíticas de restos de figos foram descobertas e datam de 5.000 aC Elas são mencionadas na Bíblia como um sinal de paz e prosperidade. Os figos foram amplamente cultivados no Oriente Médio e na Europa e chegaram à China em meados de 1500.

Os mundialmente famosos pomares de figo da Califórnia foram plantados por missionários espanhóis no final do século XIX. Os figos foram usados ​​como adoçantes pelos assírios em 3000 a.C A planta do figo é conhecida por ser a primeira planta a ser cultivada por humanos.

Aristóteles descreveu o cultivo de figos na Grécia em suas obras. Figos também eram uma fonte comum de comida para os romanos. Os gregos e romanos espalham as frutas na região do Mediterrâneo. Aqueles eram alguns petiscos interessantes da história do figo, meu amigo. Agora, vamos aprender sobre a grande variedade de figo.

Tipos de Figos:

Existem cinco variedades comuns de figo. Cada tipo difere sutilmente de sabor e doçura. Eles são:

Missão Negra:

figo da Missão Negra são de cor preto-púrpura e rosados ​​no interior. Eles são incrivelmente doces e até mesmo liberam o xarope. Eles são perfeitos para comer como sobremesa ou misturar em receitas de bolo ou biscoito para aumentar o sabor.

Kadota – Kadotas:

são verdes com carne roxa. Eles são os menos doces entre todas as variedades de figo. Eles são excelentes para comer cru e também bom gosto se aquecido com uma pitada de sal.

Calimyrna: 

figo Calimyrna são amarelo-esverdeados por fora e âmbar por dentro. Eles são maiores quando comparados a outro tipo de figo e possuem um sabor único e forte.

Brown Turquia:

figo Brown Turquia têm pele roxa e carne vermelha. Seu sabor é suave e menos doce que o outro tipo de figo. Eles funcionam bem em saladas.

Adriático:

O figo do Adriático têm pele verde clara e são rosa por dentro. Estes figos são usados ​​frequentemente para fazer barras de figo.

figo beneficios

Eles também são chamados de figo branco, pois são de cor muito clara. Eles são extremamente doces e podem ser apreciados como uma simples sobremesa de frutas. Nós aprendemos bastante sobre figo. É hora de descobrir por que eles são bons para nós. Prepare-se! Aqui vamos nós.

Valor Nutricional do Figo:

figo é uma potência de vários nutrientes essenciais. Eles são ricos em fito nutrientes, antioxidantes e vitaminas. O figo seco é altamente concentrados em minerais e vitaminas. O figo é uma rica fonte de açúcares naturais e fibras solúveis. A tabela de nutrição abaixo diz tudo o que você precisa saber sobre o figo.

NUTRIENTES VALOR NUTRICIONAL PORCENTAGEM DE RDA
Calorias 74 kcal 4%
Carboidratos 19,18 g 15%
Proteínas 0,75 g 1,5%
Gordura total 0,30 g 1%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 2,9 g 7%
VITAMINAS
Vitamina B9 6 µg 1,5%
Niacina 0,400 mg 2,5%
Ácido pantotênico 0,300 mg 6%
Piridoxina 0,113 mg 9%
Riboflavina 0,050 mg 4%
Tiamina 0,060 5%
Vitamina A 142 UI 5%
Vitamina C 2 mg 3%
Vitamina E 0,11 mg 1%
Vitamina K 4,7 µg 4%
ELETRÓLITOS
Sódio 1 mg 0%
Potássio 232 mg 5%
MINERAIS
Cálcio 35 mg 3,5%
Cobre 0,070 mg 8%
Ferro 0,37 mg 5%
Magnésio 17 mg 4%
Manganês 0,128 mg 5,5%
Selênio 0,2 µg <1%
Zinco 0,15 mg 1%
FITO-NUTRIENTES
Caroteno-ß 85 µg
Luteína-zeaxantina 9 µg

 E agora, a seção mais importante – benefícios. A lista irá levá-lo de surpresa. Esteja preparado.

Benefícios do Figo:

Os principais benefícios do figo incluem:

Diminui a Pressão Arterial:

O figo é rico em potássio, um mineral capaz de controlar os batimentos cardíacos e a pressão arterial. Portanto, o seu consumo regular dentro da alimentação pode ajudar a suprir as necessidades de potássio no organismo, evitando a sua deficiência e as consequências causadas pelo problema, como é o caso da hipertensão.

Ajuda no Emagrecimento:

A fruta, como a maioria das demais, possui boas quantidades de fibras, o que quer dizer que ela também pode ajudar no controle da perda de peso.

Como você já leu em outro artigo aqui no saúde para vida sobre os alimentos ricos em fibras, como é o caso do figo, estes podem oferecer uma maior sensação de saciedade ao estômago, evitando a fome fora de hora e as “beliscadas” entre as refeições, ajudando na perda de peso, assim como regular o funcionamento do intestino, outro fator que além de contribuir para o emagrecimento também evita os incômodos inchaços na barriga.

Por isso, se você está precisando mandar alguns quilinhos extras para bem longe da balança e da fita métrica, a dica é incluir o consumo de uma ou duas unidades de figo antes das refeições para fazer você se sentir mais saciada e, portanto, comer menos durante o dia.

Previne o Câncer de Mama:

O câncer de mama está entre os tipos da doença que mais matam mulheres no Brasil e no mundo todo. A boa notícia é que o mal pode ser prevenido com algumas mudanças na alimentação e com o consumo de alguns alimentos anticancerígenos, como é o caso do figo.

Vários estudos já comprovaram que a fruta, por ser rica em fibras, pode ser uma grande aliada no combate ao câncer de mama, já que esses nutrientes são capazes de evitar os efeitos negativos do chamado período pós-menopausa em mulheres, no qual a doença costuma se desenvolver.

Segundo especialistas, ingerir o figo diariamente pode reduzir em até 34% das chances de ocorrência do câncer de mama, sendo que no caso das mulheres que nunca se submeteram à reposição hormonal, os riscos podem ser até 50% menores.

Melhora o Funcionamento do Intestino:

Você sofre com a prisão de ventre? Pois bem! Consumir o figo regularmente na sua rotina alimentar também pode ajudar a combater esse problema. Isso porque a fruta é rica em fibras, que são nutrientes capazes de fazer uma “limpeza” no organismo através do estímulo do efeito laxativo.

Ou seja, ao comer a fruta, você pode não só aumentar as idas ao banheiro e evitar a constipação, como também promover a eliminação das toxinas através da excreção do bolo fecal, prevenindo outra série de doenças na região intestinal, como é o caso das terríveis e dolorosas hemorroidas.

Por isso, se você quer ficar livre de todos esses males no corpo, a dica é ingerir pelo menos duas unidades de figo durante o dia. Outra opção é reservar dois ou três figo em um copo de água e deixá-los descansar durante a noite, fazendo o seu consumo apenas na manhã seguinte, inclusive da água.

Previne a Diabetes:

Seja consumindo a fruta em si ou as folhas da figueira, a árvore que dá origem ao figo, você pode se beneficiar das suas propriedades antidiabéticas. Isso porque ela é rica em ácido clorogênico, que é capaz de equilibrar os níveis de insulina no organismo e controlar a diabetes, o que a torna ideal para a dieta de pacientes com a doença, bem como de pessoas que precisam da suplementação da insulina. Por isso, você pode inserir o figo como sobremesa nas refeições diárias como também extrair o líquido contido nas folhas da figueira para controlar a diabetes.

Fortalece os Ossos:

O figo é rico em minerais como potássio e cálcio, o que significa que ele pode ser inserido na alimentação para fortalecer os ossos, manter a saúde destes sempre em dia e evitar doenças decorrentes do seu enfraquecimento, como é o caso da osteoporose.

A explicação para tal benefício está no fato de que boas dosagens de cálcio e potássio podem aumentar a densidade óssea e auxiliar na manutenção óssea, evitando até mesmo problemas menores, como fraturas e lesões.

Combate a Anemia:

Excelente fonte de ferro, mineral essencial para o controle dos glóbulos vermelhos, o figo pode ser ideal para prevenir a anemia. Por isso, a inclusão da fruta na dieta é recomendada por muitos especialistas para compor a alimentação de grávidas e crianças, que estão no grupo de pessoas que mais necessitam manter os níveis dos glóbulos vermelhos sempre em dia.

Previne o Envelhecimento Precoce:

O figo também é uma fruta altamente rica em antioxidantes, sendo os seus efeitos capazes de se estender por até quatro horas consecutivas após o consumo. Na prática, isso significa que, além de combater o estresse oxidativo das células, geralmente causado pela ingestão de alimentos pouco saudáveis no dia a dia, ele também pode prevenir o envelhecimento precoce da pele, uma vez que a sua ação antioxidante pode eliminar os radicais livres responsáveis por esse problema.

Melhora a Visão:

Como você já deve saber, algumas verduras e legumes são conhecidos por auxiliar na manutenção da saúde dos olhos. No entanto, o que poucas pessoas ainda não sabem é que algumas frutas também podem ser consideradas poderosas e benéficas para a visão, como é o caso do figo.

Por conter substâncias antioxidantes, como o flavonoide luteolina, a fruta possui boas propriedades anti-inflamatórias, que são ideais para prevenir males como a degeneração macular e a perda da visão, problemas mais comuns em pessoas em idade avançada, além de melhorar a saúde ocular como um todo.

Evita a Fadiga:

Mais uma vez por causa das quantidades de fibras presentes em sua composição, o figo é considerado um alimento importante para aumentar e manter os níveis de energia no corpo. Isso porque esses nutrientes são absorvidos e enviados diretamente aos nossos músculos, transformando-as em boas fontes de combustível, e o melhor, de maneira imediata.

Portanto, se você está se sentindo cansada da rotina ou pratica atividades físicas, consumir o figo pode te ajudar a combater a fadiga e cansaço exagerado, aumentando o rendimento nos treinos e te deixando mais disposta para as tarefas do dia a dia.

figos

Onde Comprar Figo:

Você pode facilmente comprar figo em qualquer supermercado ou loja de conveniência. É mais provável que você encontre figo secos nessas lojas. Além disso, se tiver sorte, você terá chance de figo fresco na seção de frutas. Você também pode adquiri-los online.

Como Consumir:

Seus benefícios podem ser obtidos seja comendo a fruta diretamente in natura ou através de suco. O figo é incrivelmente suculentos e doces e têm uma carne mastigável e sementes crocantes. Eles são consumidos em ambas as formas cruas e secas. O figo fresco é mais nutritivos do que os seus homólogos secos, por isso tente incluir mais deles em sua dieta.

O figo doce e suculento devem ser apreciados sem quaisquer adições para desfrutar do seu sabor ao máximo. Antes de comer ou usar figo, lave-os sob água corrente e retire o caule com cuidado. Você pode comer o figo frescos inteiros ou descascados.

Suco de Figo:

Ingredientes:

  • 4 figos;
  • 1 xícaras (chá) de água;
  • 6 cubos de gelo;
  • Açúcar.

Modo de Preparo:

  • Descasque os figos e corte-os em pedaços.
  • Bata no liquidificador junto com a água e o gelo.
  • Depois, adoce a gosto e sirva.

Doce de Figo:

Ingredientes:

  • 2 libras figos grandes, cortados em pedaços de 1/2 polegada;
  • 1/2 xícara de água;
  • 1 1/2 xícaras de açúcar;
  • 1/4 xícara de suco de limão fresco;

Modo de Preparo:

  • Atire os pedaços de figo com açúcar em uma panela e mexa por cerca de 15 minutos. Espere até o açúcar se dissolver e os figos ficarem suculentos.
  • Adicione o suco de limão e água a ele e deixe ferver. Mexa até o açúcar se dissolver completamente.
  • Cozinhe a mistura em fogo moderado até ficar macia e pegajosa e atingir uma textura de geleia.
  • Esse processo levará cerca de 20 minutos.
  • Transfira o congestionamento para frascos e deixe esfriar em temperatura ambiente com as tampas. Mantenha os frascos em uma geladeira e guarde por alguns meses.

Efeitos Colaterais dFigo:

figo contêm frutose e precisam ser tomados com moderação. O Figo é ricos em calorias e comê-los em abundância não vai ajudar você a perder peso. Então, verifique o número de figo que você consome se você estiver em uma dieta.

Contraindicações dFigo:

Não foram encontradas referências de contraindicações a respeito do consumo do figo. No entanto, o segredo de uma alimentação balanceada é o equilíbrio, por isso, evite o excesso.

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