Groselha Indiana – Origem, Nutrientes, Benefícios e Efeitos Colaterais

De nome científico Phyllanthus emblica, a groselha indiana, popularmente conhecida como amla, é, sem dúvida, uma fonte de nutrientes. É um equilíbrio incomum de sabores doces, azedos, pungentes e amargos. A groselha indiana ou amla podem ser consumidos em qualquer forma, seja em sumo, em pó ou comido cru. Sendo uma fonte muito rica de vitamina C, ferro e cálcio, a groselha indiana é um tesouro da saúde. Ele também oferece uma série de benefícios de beleza para o seu cabelo e pele. Então, para saber um pouco mais sobre a groselha-indiana continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre essa incrível fruta. Vamos lá?!

Origem da Groselha Indiana:

A groselha indiana é nativa da Índia e do Nepal, e é por isso que é referida como a amla. Esta árvore é considerada sagrada na Índia. Ele tem sido adorado desde os tempos antigos como a “Mãe Terra”. A árvore é mais conhecida por sua fruta suculenta. A fruta é pequena e de cor verde clara com seis listras verticais e uma semente dura no interior. A fruta tem um sabor azedo e adstringente. Diz-se que a groselha indiana tem um valor significativo na cultura hindu. De fato, é considerado sagrado porque Vishnu, uma das principais divindades do hinduísmo, acredita-se residir na árvore.

groselha indiana

Valor Nutricional dGroselha Indiana:

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de groselha indiana:

NUTRIENTES

Valor nutricional

Porcentagem de RDA

Calorias 44 kcal 2%
Carboidratos 10,18 g 8%
Proteínas 0,88 g 1,5%
Gordura total 0,58 g 3%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 4,3 g 11%

Vitaminas

Vitamina B9 6 mcg 1,5%
Niacina 0,300 mg 2%
Ácido pantotênico 0,286 mg 6%
Piridoxina 0,080 mg 6%
Riboflavina 0,030 mg 2%
Tiamina 0,040 mg 3%
Vitamina A 290 UI 10%
Vitamina C 27,7 mg 46%

Eletrólitos

Sódio 1 mg 0%
Potássio 198 mg 4%

Minerais

Cálcio 25 mg 2,5%
Cobre 0,070 mg 8%
Ferro 0,31 mg 4%
Magnésio 10 mg 2,5%
Manganês 0,144 mg 6%
Fósforo 27 mg 4%
Zinco 0,12 mg 1%

Agora que já conhecemos os nutrientes da groselha indiana, conheça também os benefícios para a saúde.

Benefícios dGroselha Indiana:

A groselha indiana é uma fruta muito procurada devido às suas propriedades medicinais. Alguns de seus benefícios para a saúde incluem:

Retarda o Envelhecimento:

A groselha indiana é virtualmente uma superfruta. É cheio de antioxidantes que são eficazes na redução de danos celulares. Reduz os efeitos dos radicais livres (que são responsáveis ​​por danificar proteínas, DNA e membranas celulares) e, portanto, combate eficazmente o processo de envelhecimento.

Cura uma Dor de Garganta:

Se você tem um problema de dor de garganta, groselha indiana é o fruto para você. O suco dela misturado com alguns pedaços de gengibre picado e misturado com uma colher de sopa de mel tem provado ser um tratamento eficaz para uma tosse e dor de garganta.

Previne Doença Cardíaca:

O colesterol alto é a principal causa de doença cardíaca. Ao reduzir a acumulação de colesterol ruim, groselha indiana reduz o risco de doença cardíaca. Também reduz o entupimento nas artérias, aumentando o colesterol bom ou o HDL. Estudos também mostraram seus benefícios na prevenção do espessamento das paredes dos vasos sanguíneos, o primeiro sinal de doença cardíaca.

Aumenta a Atividade Diurética:

Qualquer fruta que é diurética na natureza melhora a freqüência e o volume da micção. Como a micção ajuda o corpo a liberar toxinas, sais e ácido úrico indesejados, o consumo de groselha indiana tem um efeito desintoxicante em seu corpo.

Aumenta a Atividade Metabólica:

Por causa de sua capacidade de aumentar a absorção de proteínas, a groselha indiana é uma ótima maneira de aumentar sua taxa metabólica. Sua taxa metabólica é o quão rápido seu corpo queima calorias. O aumento irá levar a perda de peso mais rápida , níveis mais altos de energia e um aumento geral na massa muscular magra.

Reduz o Açúcar no Sangue:

Pesquisas mostraram que frutas ricas em polifenóis protegem o corpo da natureza oxidativa do alto nível de açúcar no sangue. A groselha indiana pode, portanto, ser terapêutica para pessoas que sofrem de diabetes. Também auxilia o organismo na absorção adequada da insulina, reduzindo assim os níveis de açúcar no sangue. Por isso, é inestimável para pessoas que sofrem de diabetes e deve fazer parte de sua dieta diária.

Alta em Fibra Digestiva:

A groselha indiana é rica em fibras, teor de água e tem propriedades anti-inflamatórias. A fibra é essencial para evacuações saudáveis. Também é necessário para a secreção de sucos digestivos e gástricos. Assim, groselha indiana é ótimo para todo o processo digestivo.

Aumenta a Imunidade:

A groselha indiana é uma rica fonte de antioxidantes e vitaminas e contém taninos. Taninos, quando combinados com polifenóis, fazem do fruto um limpador de radicais livres. O que isto significa é que reduz os danos que os radicais livres causam às células e, assim, melhora a capacidade de combate às doenças do seu corpo.

Impede a Formação de Pedras na Vesícula Biliar:

O colesterol extra é a principal causa das pedras na vesícula biliar. A vitamina C converte o colesterol em bile no fígado. Consumir groselha indiana regularmente reduz as chances de um acúmulo de colesterol, bem como a probabilidade de quaisquer cálculos biliares traquinas. Também mantém a vesícula biliar funcionando bem e em perfeita saúde.

Previne Úlceras:

Devido às suas propriedades antibacterianas, groselha indiana é uma ótima maneira de prevenir úlceras. Eles reduzem o nível de acidez no corpo e evitam a formação de úlceras. Além disso, úlceras na boca pode ser causada por uma deficiência de vitamina C. Como a groselha indiana é rica em vitamina C, elas podem proporcionar alívio das úlceras.

Purifica o Sangue:

A groselha indiana funciona como um purificador do sangue. Também aumenta a hemoglobina e a contagem de glóbulos vermelhos.

Fortalece os Ossos:

A groselha indiana é excelente para fortalecer os ossos não apenas pelo alto teor de cálcio, mas também pelo fato de diminuir os osteoclastos. Estas são as células responsáveis ​​por quebrar ossos. Assim, o consumo regular de groselha indiana resultará em ossos mais fortes.

Previne a Constipação

A groselha-indiana é ótimo para o sistema digestivo. Um feliz efeito colateral disso é a sua eficácia contra a constipação.

Impede a Icterícia

A groselha indiana previne infecções como icterícia e escorbuto. Consumir diariamente na forma de suco é a maneira mais eficiente de combater essas infecções.

Protege o Fígado

Estudos têm demonstrado que o consumo regular de groselha indiana pode afastar os efeitos nocivos que o álcool tem no fígado. Também previne o dano oxidativo que geralmente é causado por eles.

Ajuda a Clarear a Pele

A groselha-indiana é eficaz para clarear a pele por causa da vitamina C.

Você vai precisar:

  • Metade de mamão;
  • Pasta de groselha indiana;
  • Mel.

O que Você Precisa Fazer:

  • Machuque alguns pedaços de mamão em uma tigela.
  • Adicione meia colher de chá de pasta groselha-indiana e meia colher de chá de mel para ele.
  • Misture bem até a pasta ficar lisa.
  • Aplique e deixe por 15 minutos.
  • Enxague com água morna.

Reduz Pigmentação da Pele

A groselha-indiana é conhecida por reduzir a pigmentação. Isto é adequado para pessoas com pele seca e normal.

Você vai Precisar:

  • Pasta de tamarindo;
  • Pó de groselha-indiana.

O que Você Precisa Fazer:

  • Adicione uma colher de chá de pasta de tamarindo a uma colher de chá de pó de groselha indiana e misture bem.
  • Aplique no rosto com as pontas dos dedos.
  • Massageie suavemente a pele em movimentos circulares.
  • Enxaguar com água morna após 10 minutos.

Ajuda a Prevenir Piolhos:

Óleo de groselha indiana é um tratamento eficaz para piolhos. Basta mergulhar groselha indiana na água e deixá-lo ligado durante a noite. Mash-los para fazer uma pasta com sabão. Use esta pasta para lavar o cabelo. Isso ajudará a se livrar dos piolhos . Regularmente usando óleo de groselha indiana ajudará a hidratar o couro cabeludo e manter a caspa na baía.

Ajuda a Aumentar o Crescimento do Cabelo

O óleo de groselha-indiana, se aplicado regularmente ao cabelo, nutre o couro cabeludo e as raízes e promove o crescimento de cabelos longos e saudáveis.

A groselha indiana é uma fruta maravilhosa e versátil. Seus benefícios médicos, combinados com sua versatilidade, fazem dele um ótimo complemento para sua saúde. Então, o que você está esperando? Vá e compre algumas dessas frutas mágicas e fique super saudável.

groselha-indiana

Como Consumir a Groselha Indiana:

Esta fruta pode ser consumida de várias maneiras. O superalimento poderoso pode ser comido cru, espremido ou transformado em chutneys. O tamanho de uma fruta groselha-indiana é um pouco maior do que uma uva, redonda e brilhante amarelo-verde na cor. Ele deve se sentir firme e nítido para tocar quando estiver maduro. Você saberá que está fresco quando estiver azedo e picante.

A groselha-indiana pode ser comido inteiro como com qualquer fruta fresca ou você pode suco isto. Devido ao seu sabor azedo, você pode suco com quaisquer outras frutas e ainda desfrutar de seus benefícios. Retire as sementes e use um punhado de suco com outras frutas e legumes. Forma de consumir:

Suco de groselha indiana:

Ingredientes:

  • 1 xícara de groselha-indiana, cortada em pedaços;
  • 1 xícara de açúcar;
  • Uma pitada de sal;
  • Uma pitada de cardamomo em pó (opcional) para um copo de suco de groselha indiana.

Modo de Preparo:

  • Lave e seque as groselhas indianas e coloque-as em uma tigela.
  • Adicionando 1 ½ xícaras de água à panela de pressão e coloque a tigela nela.
  • Cubra a panela de pressão com a tampa e acenda o fogão.
  • Desligue o fogão depois de um apito.
  • Retire a tigela do fogão quando não houver pressão no fogão.
    • Agora, toque suavemente a groselha-indiana para ver se ela está fria.
  • Pressione a groselha indiana com os dedos e retire as sementes.
  • Moer o açúcar em pó fino.
  • Moer os pedaços de groselha indiana.
  • Se achar difícil amolá-las, adicione um pouco de açúcar em pó e depois moa-as.
  • Para preparar o suco concentrado de groselha indiana, misture a pasta de groselha indiana com açúcar em pó e sal.
  • Coloque este concentrado em um freezer e guarde-o no freezer.
  • Adicione 2 a 3 colheres deste concentrado a um copo de água sempre que precisar de suco de groselha-indiana.
  • Você pode adicionar um pouco de cardamomo em pó e mexer bem.

Efeitos Colaterais da Groselha Indiana:

Um estudo observou que alguns usuários notaram dor leve no estômago, mas não foi grave o suficiente para impedi-los de completar o estudo. No entanto, não há dados suficientes para comprovar os efeitos colaterais prejudiciais do consumo da groselha indiana.

Contraindicações da Groselha-Indiana:

Se você é alérgico a groselha indiana ou experimenta quaisquer efeitos colaterais negativos após consumi-lo, você deve interromper o uso imediatamente e consultar o seu médico. A groselha indiana também pode aumentar o risco de sangramento ou hematomas. Aqueles com distúrbios hemorrágicos devem ter cuidado ao consumir a groselha indiana. Além disso, certifique-se de parar de tomá-lo pelo menos duas semanas antes da cirurgia para evitar um aumento do risco de sangramento.

Se você tem diabetes, a groselha-indiana pode diminuir os níveis de açúcar no sangue. Se tomar o suco de groselha indiana, converse com seu médico para ver se você pode precisar ajustar sua dose de medicamentos para diabetes. Finalmente, há uma pesquisa limitada sobre os efeitos da groselha indiana naqueles que estão grávidas ou amamentando. Tenha cautela e use apenas com moderação para evitar efeitos colaterais negativos.

Para a maior parte, no entanto, a groselha-indiana é segura para consumir com risco mínimo de sintomas adversos. Se você tiver quaisquer efeitos colaterais, no entanto, não se esqueça de denunciá-los ao seu médico.

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