Tendinite de Aquiles: Sintomas e Como Fazer o Tratamento!

A Tendinite de Aquiles é uma lesão de sobrecarga do tendão de Aquiles, a banda de tecido que conecta os músculos da panturrilha na parte de trás da perna com o osso do calcanhar. Tendinite de Aquiles ocorre, na maioria das vezes, em corredores que aumentam a intensidade ou a duração de suas carreiras de repente. Também é comum entre pessoas de meia-idade que praticam esportes, como tênis ou basquete, apenas nos finais de semana.

A maioria dos casos de tendinite de Aquiles pode ser tratada com cuidados relativamente simples em casa, sob a supervisão do médico. Estratégias de cuidados pessoais, em geral, são necessárias para prevenir episódios recorrentes. Os casos mais graves de tendinite de Aquiles podem causar lesões tendinosas (rupturas) que podem exigir reparo cirúrgico.

Causas de Tendinite de Aquiles:

A tendinite de Aquiles é causada por uma tensão repetitiva ou intensa no tendão de Aquiles, uma faixa de tecido que conecta os músculos das panturrilhas com o osso do calcanhar. Você usa esse tendão quando anda, corre, pula ou fica na ponta dos pés.

A estrutura do tendão de Aquiles enfraquece com a idade, o que pode torná-lo mais propenso a lesões, particularmente em pessoas que praticam esportes apenas nos finais de semana ou que aumentam, repentinamente, a intensidade de seus programas de treinamento.

Sintomas de Tendinite de Aquiles:

A dor associada à tendinite de Aquiles geralmente começa com dor leve na parte de trás da perna ou acima do tornozelo depois de correr ou praticar outro esporte. Depois de correr por um longo período, subir escadas ou pular, outros episódios mais sérios podem aparecer.

Você também pode sentir leve dor ou rigidez, especialmente durante a manhã, o que geralmente melhora com a atividade leve.

Quando ver o Médico:

Se você sofre dor persistente em torno do tendão de Aquiles, ligue para o seu médico. Procure atendimento médico imediato em caso de dor ou incapacidade grave. Você pode ter uma ruptura (ruptura) do tendão de Aquiles.

Preparação para a consulta:

Você pode primeiro falar sobre os sintomas com seu médico de família. Você pode ser encaminhado para um especialista em medicina esportiva ou medicina física e reabilitação (fisiatra). Se o tendão de Aquiles foi quebrado, você pode precisar consultar um cirurgião ortopédico.

O que pode fazer:

Antes da consulta, é aconselhável que você escreva uma lista com as respostas às seguintes perguntas:

  • A dor começou de repente ou gradualmente?
  • Os sintomas pioram em determinados momentos do dia ou após certas atividades?
  • Que tipo de calçado você usa durante o exercício?
  • Quais medicamentos e suplementos você costuma tomar?

O que esperar do médico:

Prepare-se para responder às seguintes perguntas relacionadas aos seus sintomas e aos fatores que podem contribuir para sua doença:

  • Onde isso machuca exatamente?
  • A dor diminui com o repouso?
  • Qual é a sua rotina habitual de exercícios?
  • Você fez modificações em sua rotina de exercícios recentemente ou começou a praticar um esporte novo recentemente?
  • O que você fez para aliviar a dor?

Fatores de Risco:

Existem vários fatores que podem aumentar o risco de tendinite de Aquiles, incluindo:

  • Ser homem. Os homens sofrem de tendinite de Aquiles com mais frequência.
  • Idade. A tendinite de Aquiles é mais frequente à medida que você envelhece.
  • Problemas físicos. Se você tem naturalmente um pé chato, pode aplicar mais pressão no tendão de Aquiles. Obesidade e rigidez muscular nos bezerros também podem aumentar a pressão no tendão.
  • Opções de treinamento. Se você correr com sapatos gastos, poderá aumentar o risco de desenvolver tendinite de Aquiles. O tendão dói, mais frequentemente, quando está frio, não quando está quente; E correr em terreno montanhoso também pode predispor você a sofrer lesões no tendão de Aquiles.
  • Condições. As pessoas que têm psoríase ou hipertensão correm maior risco de desenvolver tendinite de Aquiles.
  • Medicamentos. Alguns tipos de antibióticos, chamados “fluoroquinolonas”, têm sido associados a taxas mais elevadas de tendinite de Aquiles.

Complicações:

A tendinite de Aquiles pode enfraquecer o tendão e isso o torna mais propenso a uma ruptura ou ruptura, uma lesão dolorosa que geralmente requer reparo cirúrgico.

Diagnóstico:

Durante o exame físico, o médico pressiona suavemente a área afetada para determinar a localização da dor e se há sensibilidade ou inchaço. O médico avaliará a flexibilidade, o alinhamento, a amplitude de movimento e os reflexos do pé e tornozelo.

Testes de diagnóstico por imagem:

O médico pode solicitar um ou mais dos seguintes exames para avaliar sua condição:

  • Raios-X. Embora os tecidos moles, como os tendões, não possam ser visualizados nos raios X, eles podem ajudar a descartar outras doenças que podem causar sintomas semelhantes.
  • Ultra-som. Este dispositivo usa ondas sonoras para visualizar tecidos moles, como tendões. O ultra-som também pode produzir imagens em tempo real do tendão de Aquiles móvel e o ultra-som Doppler colorido pode avaliar o fluxo sanguíneo ao redor do tendão.
  • Ressonância Magnética (RM). Através do uso de ondas de rádio e um ímã muito poderoso, as máquinas de ressonância magnética podem produzir imagens muito detalhadas do tendão de Aquiles.

Tratamento de Tendinite de Aquiles:

Tendinite geralmente responde positivamente às medidas de cuidados pessoais. Mas se os sinais e sintomas que você manifesta são graves ou persistentes, o médico pode sugerir outras opções de tratamento.

Medicamentos:

Se os analgésicos contra a dor como o ibuprofeno (Advil, Motrin IB ou outros) ou naproxeno (Aleve), não são suficientes, o médico pode prescrever outros medicamentos mais fortes para reduzir a inflamação e aliviar a dor.

Fisioterapia:

Um fisioterapeuta pode sugerir algumas das seguintes opções de tratamento:

Exercícios. Os terapeutas geralmente prescrevem exercícios específicos de alongamento e fortalecimento para promover a recuperação e fortalecer o tendão de Aquiles e suas estruturas de apoio.

Foi determinado que um tipo especial de fortalecimento chamado “fortalecimento excêntrico”, que consiste em baixar lentamente um peso após levantá-lo, é particularmente útil para problemas persistentes no tendão de Aquiles.

Aparelhos ortopédicos. Uma palmilha de cunha ou sapato que eleva levemente o calcanhar pode aliviar a tensão no tendão e funcionar como uma almofada que diminui a quantidade de força exercida sobre o tendão de Aquiles.

Cirurgia:

Se vários meses de tratamentos mais conservadores não funcionarem ou se o tendão estiver rasgado, o médico pode sugerir uma cirurgia para repará-lo.

Prevenção de Tendinite de Aquiles:

Embora possa não ser possível evitar a tendinite de Aquiles, você pode tomar certas precauções para reduzir o risco de tendinite de Aquiles:

  • Aumente seu nível de atividade gradualmente. Se você está apenas começando com uma rotina de exercícios, comece devagar e progressivamente aumente a duração e a intensidade do treinamento.
  • Acalme-se. Evite atividades que causem tensão excessiva em seus tendões, como corridas de montanha. Se você participar de uma atividade exigente, primeiro aqueça-se em um ritmo mais lento. Se você notar dor durante um determinado exercício, suspenda e descanse.
  • Escolha o seu calçado com cuidado. Os sapatos que você usa durante o exercício devem fornecer amortecimento adequado para o calcanhar e devem ter um suporte firme para o arco, a fim de ajudar a reduzir a tensão no tendão de Aquiles. Substituir sapatos gastos Se seus sapatos estiverem em boas condições, mas não tiverem um bom apoio para os pés, tente usar suportes de arco em ambos os lados.
  • Alongar todos os dias. Aproveite o tempo para alongar os músculos da panturrilha e o calcanhar de Aquiles no período da manhã, antes do exercício e após o exercício, para manter a flexibilidade. Isto é especialmente importante para evitar a recorrência da tendinite de Aquiles.
  • Fortalece os músculos das panturrilhas. Os músculos fortes dos bezerros permitem que os bezerros e o tendão de Aquiles apoiem melhor o esforço que é feito durante a atividade e o exercício.
  • Faça treinamento cruzado. Atividades alternativas de alto impacto, como corrida e salto, com atividades de baixo impacto, como ciclismo e natação.

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