Tendinite do Calcâneo: O que é, Causas, Sintomas, Tratamentos e Prevenção!

Também chamada de tendinite de Aquiles, a tendinite do calcâneo é uma lesão por uso excessivo do tendão de Aquiles, a faixa de tecido que conecta os músculos da panturrilha na parte posterior da perna ao osso do calcanhar. O tendão de Aquiles fica na parte de trás da perna, e conecta os músculos da panturrilha aos ossos do calcanhar. Ele é muito usado em nossas atividades do dia a dia.

A tendinite do calcâneo ocorre mais comumente em corredores que aumentaram subitamente a intensidade ou a duração de suas corridas. Também é comum em pessoas de meia idade que praticam esportes, como tênis ou basquete, apenas nos finais de semana.

A maioria dos casos de tendinite do calcâneo pode ser tratada com cuidados caseiros relativamente simples, sob a supervisão do seu médico. Estratégias de autocuidado geralmente são necessárias para evitar episódios recorrentes. Casos mais graves de tendinite de Aquiles podem levar a rupturas tendíneas (rupturas) que podem exigir reparo cirúrgico.

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O que é Tendinite do Calcâneo:

A Tendinite de Aquiles – ou tendinite do calcâneo – é a lesão e inchaço do tendão de Aquiles (tendão que liga os músculos da panturrilha, o gastrocnêmio e o sóleo, ao calcanhar – veja na imagem ao lado). Esses músculos geram a força necessária para empurrar com o pé ou ficar na ponta do pé e são importantes na hora da caminhada.

O tendão de Aquiles pode inflamar depois do uso excessivo ou artrite, mas a inflamação pode se associar também a um trauma ou infecção.

A tendinite do calcâneo é comum em jovens e atletas praticantes de caminhada e/ou corrida ou que praticam esportes que exijam pulos, como o basquetebol e o voleibol, fazendo o tendão de Aquiles receber muito estresse. A tendinite que aparece com a artrite, é mais comum em idosos.

tendinite do calcâneo

Causas da Tendinite do Calcâneo:

A tendinite do calcâneo é causada por esforço repetitivo ou intenso no tendão de Aquiles, a faixa de tecido que conecta os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar. Este tendão é usado quando você anda, corre, pula ou levanta os dedos dos pés.

A estrutura do tendão de Aquiles enfraquece com a idade, o que pode torná-lo mais suscetível a lesões – particularmente em pessoas que podem participar de esportes apenas nos finais de semana ou que aumentaram repentinamente a intensidade de seus programas de corrida.

Sintomas da Tendinite do Calcâneo:

A dor associada à tendinite do calcâneo geralmente começa como uma leve dor na parte posterior da perna ou acima do calcanhar após a corrida ou outra atividade esportiva. Episódios de dor mais intensa podem ocorrer após uma corrida prolongada, subir escadas ou correr.

Você também pode sentir sensibilidade ou rigidez, especialmente de manhã, o que geralmente melhora com a atividade leve.

Fatores de Risco da Tendinite do Calcâneo:

Vários fatores podem aumentar o risco de tendinite do calcâneo, incluindo:

  • Ser Homem.tendinite do calcâneo ocorre mais comumente em homens.
  • Idade avançada.tendinite do calcâneo é mais comum com a idade.
  • Problemas físicos. Um arco naturalmente plano em seu pé pode colocar mais pressão sobre o tendão de Aquiles. Obesidade e músculos da panturrilha também podem aumentar a tensão no tendão.
  • Escolhas de treinamento. Correr em sapatos desgastados pode aumentar o risco de tendinite do calcâneo. A dor do tendão ocorre com mais frequência no tempo frio do que no tempo quente, e a corrida em terrenos acidentados também pode predispor a uma lesão no tendão de Aquiles.
  • Condições médicas. Pessoas com psoríase ou hipertensão correm maior risco de desenvolver tendinite do calcâneo.
  • Medicamentos. Certos tipos de antibióticos, chamados fluoroquinolonas, têm sido associados a taxas mais altas de tendinite do calcâneo.

Complicações da Tendinite do Calcâneo:

A tendinite do calcâneo pode enfraquecer o tendão, tornando-o mais vulnerável a uma ruptura (ruptura) – uma lesão dolorosa que geralmente requer reparo cirúrgico.

Diagnóstico da Tendinite do Calcâneo:

Durante o exame físico, o seu médico irá pressionar suavemente a área afetada para determinar a localização da dor, sensibilidade ou inchaço. Ele também avaliará a flexibilidade, o alinhamento, a amplitude de movimento e os reflexos do pé e tornozelo.

Testes de Imagem:

Seu médico pode solicitar um ou mais dos seguintes testes para avaliar sua condição:

  • Raios X. Embora os raios X não possam visualizar os tecidos moles, como os tendões, eles podem ajudar a descartar outras condições que podem causar sintomas semelhantes.
  • Ultra-som. Este dispositivo usa ondas sonoras para visualizar tecidos moles como tendões. O ultra-som também pode produzir imagens em tempo real do tendão de Aquiles em movimento, e a ultrassonografia com Doppler colorido pode avaliar o fluxo sanguíneo ao redor do tendão.
  • Ressonância magnética (MRI). Usando ondas de rádio e um ímã muito forte, as máquinas de ressonância magnética podem produzir imagens muito detalhadas do tendão de Aquiles.

Quando ver um Médico:

Se você sentir dor persistente ao redor do tendão de Aquiles, ligue para o seu médico. Procure atendimento médico imediato se a dor ou incapacidade for grave. Você pode ter um tendão de Aquiles rasgado (rompido).

Preparando-se Para sua Consulta:

Você provavelmente vai levar seus sintomas à atenção de seu médico de família. Ele ou ela pode encaminhá-lo para um médico especializado em medicina esportiva ou medicina física e reabilitação (fisiatra). Se o seu tendão de Aquiles se rompeu, talvez seja necessário consultar um cirurgião ortopédico.

O que você pode fazer:

Antes da sua consulta, você pode escrever uma lista de respostas para as seguintes perguntas:

  • A dor começou de repente ou gradualmente?
  • Os sintomas pioram em determinados momentos do dia ou após certas atividades?
  • Que tipos de sapatos você usa durante o exercício?
  • Quais medicamentos e suplementos você toma regularmente?

O que esperar do seu médico:

Esteja preparado para responder às seguintes perguntas sobre seus sintomas e fatores que podem estar contribuindo para sua condição:

  • Onde exatamente isso machuca?
  • A dor diminui com o descanso?
  • Qual é a sua rotina normal de exercícios?
  • Você recentemente fez alterações na sua rotina de exercícios ou começou recentemente a participar de um novo esporte?
  • O que você fez para o alívio da dor?

Tratamento da Tendinite do Calcâneo:

A tendinite geralmente responde bem às medidas de autocuidado. Mas se os seus sinais e sintomas forem graves ou persistentes, o seu médico poderá sugerir outras opções de tratamento.

Medicamentos:

Se medicamentos analgésicos de venda livre – como ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros) ou naproxeno (Aleve) – não forem suficientes, seu médico poderá prescrever medicamentos mais fortes para reduzir a inflamação e aliviar a dor.

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Fisioterapia:

Um fisioterapeuta pode sugerir algumas das seguintes opções de tratamento:

  • Exercícios. Os terapeutas geralmente prescrevem exercícios específicos de alongamento e fortalecimento para promover a cura e o fortalecimento do tendão de Aquiles e de suas estruturas de suporte. Um tipo especial de fortalecimento chamado de fortalecimento “excêntrico”, envolvendo uma diminuição lenta de um peso depois de levantá-lo, foi encontrado para ser especialmente útil para problemas persistentes de Aquiles.
  • Dispositivos ortopédicos. Uma inserção de sapato ou cunha que eleva levemente o calcanhar pode aliviar a tensão no tendão e fornecer uma almofada que diminui a quantidade de força exercida sobre o tendão de Aquiles.

Cirurgia:

Se vários meses de tratamentos mais conservadores não funcionarem ou se o tendão se rasgar, o médico pode sugerir uma cirurgia para reparar o tendão de Aquiles.

Prevenção da Tendinite do Calcâneo:

Embora possa não ser possível evitar a tendinite do calcâneo, você pode tomar medidas para reduzir seu risco:

  • Aumente seu nível de atividade gradualmente. Se você está apenas começando um regime de exercícios, comece devagar e gradualmente aumente a duração e a intensidade do treinamento.
  • Se acalme. Evite atividades que causem estresse excessivo em seus tendões, como corridas em montanhas. Se você participar de uma atividade extenuante, aqueça primeiro exercitando-se em um ritmo mais lento. Se você notar dor durante um determinado exercício, pare e descanse.
  • Escolha seus sapatos com cuidado. Os sapatos que você usa durante o exercício devem fornecer amortecimento adequado para o calcanhar e devem ter um suporte firme para ajudar a reduzir a tensão no tendão de Aquiles. Substitua seus sapatos desgastados. Se os seus sapatos estiverem em boas condições mas não apoiarem os pés, experimente suportes de arco em ambos os calçados.
  • Alongar diariamente. Aproveite o tempo para alongar os músculos da panturrilha e o tendão de Aquiles pela manhã, antes do exercício e após o exercício, para manter a flexibilidade. Isto é especialmente importante para evitar a recorrência da tendinite do calcâneo.
  • Fortalecer seus músculos da panturrilha. Os músculos fortes da panturrilha permitem que a panturrilha e o tendão de Aquiles lidem melhor com as tensões que encontram na atividade e no exercício.
  • Cruzamento ferroviário. Atividades alternativas de alto impacto, como corrida e salto, com atividades de baixo impacto, como ciclismo e natação.

Estilo de Vida e Remédios Caseiros:

As estratégias de autocuidado incluem as seguintes etapas, geralmente conhecidas pelo acrônimo RICE:

  • Repousar. Você pode precisar evitar o exercício por vários dias ou mudar para uma atividade que não sobrecarregue o tendão de Aquiles, como a natação. Em casos graves, você pode precisar usar uma bota e usar muletas.
  • Gelo. Para diminuir a dor ou o inchaço, aplique uma compressa de gelo no tendão por cerca de 15 minutos após o exercício ou quando sentir dor.
  • Compressão. Envoltórios ou ataduras elásticas compressivas podem ajudar a reduzir o inchaço e reduzir o movimento do tendão.
  • Elevação do pé. Eleve o pé afetado acima do nível do coração para reduzir o inchaço. Durma com o pé afetado elevado à noite.

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