Transtorno de Adaptação: O que é, Causas, Sintomas, Tratamentos e Prevenção!

Também conhecido como transtorno de ajustamento, transtorno de adaptação é um grupo de condição que pode ocorrer quando você tem dificuldade em lidar com um evento de vida estressante. Estes podem incluir a morte de um ente querido, problemas de relacionamento ou ser demitido do trabalho. Enquanto todo mundo encontra estresse, algumas pessoas têm dificuldade em lidar com certos estressores.

A incapacidade de se ajustar ao evento estressante pode causar um ou mais sintomas psicológicos graves e às vezes até sintomas físicos. Existem seis tipos de transtornos de adaptação, cada tipo com sintomas e sinais distintos. O transtorno de adaptação pode afetar tanto adultos quanto crianças.

O transtorno de adaptação é tratado com terapia, medicação ou uma combinação de ambos. Com ajuda, você geralmente pode se recuperar rapidamente de um transtorno de adaptação. O transtorno de adaptação geralmente não dura mais de seis meses, a menos que o estressor persista.

O que é Transtorno de Adaptação:

O transtorno de adaptação ou transtorno de ajustamento é um transtorno de ansiedade caracterizado por sintomas depressivos e ansiosos que persiste por mais de 3 meses resultante do impacto psicológico de um evento estressante como por exemplo divórcio, desemprego, hospitalização prolongada, doença crônica, mudança de residência/escola/trabalho, aposentadoria, nascimento de um filho, fim de um relacionamento, estado de refugiado, desastre natural, dentre outros. Diferencia-se do luto normal pela persistência e pela intensidade do prejuízo funcional e social. O principal sintoma é o sério prejuízo na vida social, no desempenho acadêmico/profissional e no auto-cuidado.

Transtorno de Adaptação

Tipos de Transtorno de Adaptação:

O DSM-5 lista seis tipos diferentes de transtornos de adaptação. Embora estejam todos relacionados, cada tipo tem sinais e sintomas únicos. O transtorno de adaptação podem ser:

  • Com humor deprimido. Os sintomas incluem principalmente sentir-se triste, choroso e sem esperança e sentir falta de prazer nas coisas que você costumava gostar.
  • Com ansiedade. Os sintomas incluem principalmente nervosismo, preocupação, dificuldade em se concentrar ou lembrar coisas, e sentir-se sobrecarregado. As crianças que têm um transtorno de adaptação com ansiedade podem ter medo de serem separadas de seus pais e entes queridos.
  • Com ansiedade mista e humor deprimido. Os sintomas incluem uma combinação de depressão e ansiedade.
  • Com perturbação de conduta. Os sintomas envolvem principalmente problemas comportamentais, como a luta ou a condução imprudente. Os jovens podem pular a escola ou vandalizar a propriedade.
  • Com distúrbio misto de emoções e conduta. Os sintomas incluem uma mistura de depressão e ansiedade, bem como problemas comportamentais.
  • Não especificado. Os sintomas não se encaixam nos outros tipos de distúrbios de adaptação, mas freqüentemente incluem problemas físicos, problemas com a família ou amigos, ou problemas no trabalho ou na escola.

Causas de Transtorno de Adaptação:

transtorno de adaptação é causado ​​por mudanças significativas ou fatores estressantes em sua vida. Genética, suas experiências de vida e seu temperamento podem aumentar sua probabilidade de desenvolver um transtorno de adaptação.

Sintomas de Transtorno de Adaptação:

Sinais e sintomas dependem do tipo de transtorno de adaptação e podem variar de pessoa para pessoa. Você experimenta mais estresse do que seria normalmente esperado em resposta a um evento estressante, e o estresse causa problemas significativos em sua vida.

transtorno de adaptação afetam o modo como você se sente e pensa sobre si mesmo e o mundo e também podem afetar suas ações ou comportamento. Alguns exemplos incluem:

  • Sentindo-se triste, sem esperança ou sem desfrutar de coisas que você costumava gostar;
  • Choro freqüente;
  • Preocupar-se ou sentir-se ansioso, nervoso, nervoso ou estressado;
  • Dificuldade para dormir;
  • Falta de apetite;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sentindo-se sobrecarregado;
  • Dificuldade de funcionamento nas atividades diárias;
  • Retirada de suportes sociais;
  • Evitar coisas importantes, como ir ao trabalho ou pagar contas;
  • Pensamentos suicidas ou comportamento.

Os sintomas de um transtorno de adaptação começam dentro de três meses de um evento estressante e não duram mais de 6 meses após o final do evento estressante. No entanto, transtorno de adaptação persistentes ou crônicos podem continuar por mais de 6 meses, especialmente se o estressor estiver em andamento, como o desemprego.

Comprimento dos sintomas:

Quanto tempo você tem sinais e sintomas de um transtorno de adaptação também pode variar. O transtorno de adaptação podem ser:

  • Aguda. Sinais e sintomas duram seis meses ou menos. Eles devem aliviar uma vez que o estressor é removido.
  • Persistente (crônico). Sinais e sintomas duram mais de seis meses. Eles continuam incomodando você e atrapalhando sua vida.

Quando ver um Médico:

Normalmente, os estressores são temporários e aprendemos a lidar com eles ao longo do tempo. Os sintomas do transtorno de adaptação melhoram porque o estresse diminuiu. Mas às vezes o evento estressante continua sendo parte de sua vida. Ou surge uma nova situação estressante, e você enfrenta as mesmas lutas emocionais novamente.

Converse com seu médico se você continuar com dificuldades ou se estiver tendo problemas para chegar a cada dia. Você pode obter tratamento para ajudá-lo a lidar melhor com eventos estressantes e se sentir melhor com a vida novamente. Se tiver dúvidas sobre o ajustamento ou comportamento do seu filho, fale com o pediatra do seu filho.

Pensamentos suicidas ou comportamento:

Se você tiver dúvidas de se machucar ou de outra pessoa, ligue para o número 141 ou para o seu número de emergência local imediatamente, vá a um pronto-socorro ou confie em um parente ou amigo de confiança.

Preparando-se para sua consulta:

Se você começar por ver seu médico de cuidados primários ou um profissional de saúde mental para avaliação e tratamento, aqui estão algumas orientações para ajudá-lo a se preparar para sua consulta e o que esperar do seu médico.

Se possível, você pode tomar notas durante a visita ou trazer um membro da família ou amigo para ajudá-lo a lembrar-se das informações.

O que você pode fazer:

Para se preparar para sua consulta, faça uma lista de:

  • Qualquer sintoma que você tenha experimentado e por quanto tempo.
  • Principais informações pessoais, incluindo quaisquer grandes tensões ou mudanças recentes na vida, tanto positivas quanto negativas.
  • Informações médicas, incluindo outras condições de saúde física ou mental com as quais você foi diagnosticado. Inclua quaisquer medicamentos, vitaminas, ervas ou outros suplementos que esteja tomando e as dosagens.
  • Perguntas para pedir ao seu médico que aproveite ao máximo seu tempo juntos.

Algumas perguntas a serem feitas ao seu médico podem incluir:

  • O que você acha que está causando meus sintomas?
  • Existem outras causas possíveis?
  • Minha condição é provável temporária ou de longo prazo?
  • Você recomenda o tratamento? Se sim, com que abordagem?
  • Em quanto tempo você espera que meus sintomas melhorem?
  • Devo ver um especialista em saúde mental?
  • Você recomenda alguma mudança temporária em casa, no trabalho ou na escola para me ajudar a me recuperar?
  • Existem folhetos ou outros materiais impressos que eu possa ter?
  • Quais sites você recomendaria?

Não hesite em fazer outras perguntas durante a sua consulta.

O que esperar do seu médico:

Seu médico provavelmente fará uma série de perguntas. Esteja pronto para respondê-las para reservar tempo para passar por cima de todos os pontos que você deseja focar. Seu médico pode perguntar:

  • Quais são os seus sintomas?
  • Quando você ou seus entes queridos primeiro notaram seus sintomas?
  • Quais mudanças importantes ocorreram recentemente em sua vida, tanto positivas quanto negativas?
  • Como você tentou lidar com essas mudanças?
  • Com que frequência você se sente triste ou deprimido?
  • Você tem pensamentos de suicídio?
  • Com que frequência você se sente ansioso ou preocupado?
  • Você está com problemas para dormir?
  • Você tem dificuldade em concluir tarefas em casa, no trabalho ou na escola -que antes pareciam administráveis ​​para você?
  • Você está evitando eventos sociais ou familiares?
  • Você tem tido algum problema na escola ou no trabalho?
  • Você tomou alguma decisão impulsiva ou se envolveu em comportamento imprudente que não lhe parece?
  • Você bebe álcool ou usa drogas recreativas? Com que frequência?
  • Você já foi tratado por outros transtornos mentais no passado? Se sim, que tipo de terapia foi mais útil?

Fatores de Risco de Transtorno de Adaptação:

Algumas coisas podem torná-lo mais propenso a ter um transtorno de adaptação.

Eventos estressantes:

Eventos de vida estressantes – tanto positivos quanto negativos – podem colocá-lo em risco de desenvolver um transtorno de adaptação. Por exemplo:

  • Divórcio ou problemas conjugais;
  • Relacionamento ou problemas interpessoais;
  • Mudanças na situação, como aposentadoria, ter um bebê ou ir embora para a escola;
  • Situações adversas, como perder um emprego, perder um ente querido ou ter problemas financeiros;
  • Problemas na escola ou no trabalho;
  • Experiências com risco de vida, como agressão física, combate ou desastre natural;
  • Estressores em curso, como ter uma doença médica ou viver em um bairro assolado pelo crime.

Suas experiências de vida:

Experiências de vida podem afetar o modo como você lida com o estresse. Por exemplo, o risco de desenvolver um transtorno de adaptação pode aumentar se você:

  • Estresse significativo experiente na infância;
  • Tem outros problemas de saúde mental;
  • Ter várias circunstâncias difíceis na vida acontecendo ao mesmo tempo.

Complicações de Transtorno de Adaptação:

Se o transtorno de adaptação não se resolverem, eles podem eventualmente levar a problemas de saúde mental mais sérios, como transtornos de ansiedade, depressão ou abuso de substâncias.

Diagnóstico de Transtorno de Adaptação:

O diagnóstico de transtorno de adaptação é baseado na identificação dos principais estressores da vida, seus sintomas e como eles afetam sua capacidade de funcionar. Seu médico perguntará sobre sua história médica, mental e social. Ele ou ela pode usar os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), publicado pela Associação Americana de Psiquiatria.

Para o diagnóstico de transtorno de adaptação, o DSM-5 lista esses critérios:

  • Ter sintomas emocionais ou comportamentais dentro de três meses de um estressor específico que ocorre em sua vida.
  • Experimentando mais estresse do que seria normalmente esperado em resposta a um evento de vida estressante e / ou tendo estresse que causa problemas significativos em seus relacionamentos, no trabalho ou na escola.
  • Os sintomas não são o resultado de outro distúrbio de saúde mental ou parte do luto normal.

Tratamento de Transtorno de Adaptação:

Muitas pessoas com transtorno de adaptação consideram o tratamento útil e, muitas vezes, precisam apenas de tratamento breve. Outros, incluindo aqueles com transtorno de adaptação persistentes ou estressores em curso, podem se beneficiar de um tratamento mais longo. Tratamentos para transtorno de adaptação incluem psicoterapia, medicamentos ou ambos.

Psicoterapia:

A psicoterapia, também chamada de terapia da fala, é o principal tratamento para o transtorno de adaptação. Isso pode ser fornecido como terapia individual, em grupo ou familiar. Terapia pode:

  • Fornecer apoio emocional;
  • Ajudá-lo a voltar à sua rotina normal;
  • Ajudá-lo a aprender por que o evento estressante afetou tanto você;
  • Ajudá-lo a aprender habilidades de gerenciamento de estresse e de enfrentamento para lidar com eventos estressantes.

Medicamentos:

Medicamentos como antidepressivos e medicamentos anti-ansiedade podem ser adicionados para ajudar nos sintomas de depressão e ansiedade.

Tal como acontece com a terapia, você pode precisar de medicamentos apenas por alguns meses, mas não pare de tomar qualquer medicação sem conversar com seu médico primeiro. Se parar de repente, alguns medicamentos, como certos antidepressivos, podem causar sintomas semelhantes aos de abstinência.

Estilo de vida e remédios caseiros:

Aqui estão alguns passos que você pode tomar para cuidar do seu bem-estar emocional.

Dicas para melhorar a resiliência:

Resiliência é a capacidade de se adaptar bem ao estresse, adversidade, trauma ou tragédia – basicamente, a capacidade de se recuperar depois de passar por um evento difícil. Construir resiliência pode variar de pessoa para pessoa, mas considere estas estratégias:

  • Fique conectado com suportes sociais saudáveis, como amigos e entes queridos positivos.
  • Faça algo que lhe dê uma sensação de realização, prazer e propósito todos os dias.
  • Viva um estilo de vida saudável que inclua boa noite de sono, alimentação saudável e atividade física regular.
  • Aprenda com as experiências passadas sobre como você pode melhorar suas habilidades de enfrentamento.
  • Permaneça esperançoso em relação ao futuro e lute por uma atitude positiva.
  • Reconheça e desenvolva seus pontos fortes pessoais.
  • Enfrente seus medos e aceite desafios.
  • Faça um plano para resolver os problemas quando eles ocorrerem, em vez de evitá-los.

Encontre suporte:

Pode ajudá-lo a conversar com familiares e amigos atenciosos, receber apoio de uma comunidade religiosa ou encontrar um grupo de apoio voltado para sua situação.

Converse com seu filho sobre eventos estressantes:

Se o seu filho estiver com dificuldade de adaptação, tente encorajar gentilmente seu filho a falar sobre o que ele está passando. Muitos pais presumem que falar sobre uma mudança difícil, como o divórcio, fará a criança se sentir pior. Mas o seu filho precisa da oportunidade de expressar sentimentos de tristeza e de ouvir a sua confiança de que você continuará sendo uma fonte constante de amor e apoio.

Prevenção de Transtorno de Adaptação:

Não há maneiras garantidas de prevenir transtorno de adaptação. Mas desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis ​​e aprender a ser resiliente pode ajudá-lo em momentos de grande estresse.

Se você sabe que uma situação estressante está surgindo – como um movimento ou aposentadoria – chame sua força interior, aumente seus hábitos saudáveis ​​e aumente seus apoios sociais com antecedência. Lembre-se de que isso geralmente é limitado no tempo e que você pode passar por isso. Também considere verificar com o seu médico ou profissional de saúde mental para rever maneiras saudáveis ​​para gerenciar seu estresse.

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