Vitamina B1 (Tiamina) – O que é, Benefícios, Fontes e Deficiência

A Vitamina B1 (Tiamina) desempenha um papel importante para saúde do corpo. As principais fontes de Vitamina B1 são: cereais integrais, germe de trigo e beterraba. O principal benefícios da Vitamina B1 é acelerar a perda de peso. A Deficiência da Vitamina B1 pode levar a uma variedade de sintomas físicos e mentais, que vão desde do sistema nervoso, o coração e a função digestiva, dentre outras áreas. Então, confira tudo sobre a Vitamina B1:

Vitamina B1

O que é Vitamina B1:

A Vitamina B1 ou Tiamina é classificada como uma das vitaminas do complexo B. Todas as vitaminas do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, o corpo não as armazena e precisam ser repostas diariamente.

Pequenas quantidades de Tiamina são encontradas em praticamente todos os alimentos. No entanto, a deficiência de Tiamina está entre as carências nutricionais mais comuns, porque ela é frágil e está entre os nutrientes mais propensos à destruição pelo processamento.

Função da Vitamina B1:

A Tiamina entra na formação de ATP (trifosfato de adenosina), uma molécula que todas as células do corpo usam como fonte energética. Todas as vitaminas do complexo B, incluindo a Tiamina, ajudam o organismo a converter os carboidratos ingeridos em combustível (glicose) para o funcionamento corporal. Elas também ajudam no metabolismo de gorduras e proteínas.

Fontes da Vitamina B1:

A maior parte dos alimentos contém pequenas quantidades de Tiamina. As melhores fontes são alimentos de origem animal, como carne bovina, aves, suínos e órgãos, como fígado e coração. Outras boas fontes alimentares incluem:

  • Leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, ervilha, amendoim), cereais integrais, germe de trigo, sementes oleaginosas (principalmente girassol e linhaça), melado e levedo de cerveja.
  • Dentre os vegetais estão aspargos, brócolis, cebola, abobrinha, cenoura, couve, tomate, ervilhas verdes, beterraba, couve de Bruxelas, espinafre, berinjela, alface e cogumelos.

Agora que já conhecemos as principais fontes de tiamina, conheça os melhores benefícios da Vitamina B1 para saúde:

Benefícios da Vitamina B1:

O consumo adequado de Vitamina B1 é importante porque ela desempenha as seguintes funções no organismo:

  • Promove uma maior sensação de saciedade, diminuindo a fome;
  • Controlar a glicose e, assim, combater o diabetes;
  • Acelerar o metabolismo, favorecendo a perda de peso;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso;
  • Auxilia as células no metabolismo da glicose;
  • Contribui para um fígado saudável;
  • Melhora funcionamento cardiovascular do corpo;
  • Ele e usado na produção de energia e diversas funções do organismo;
  • Ele auxilia no ganho de massa muscular.

Benefícios da Vitamina B1

Suplementos da Vitamina B1:

A suplementação de Tiamina é em geral desnecessária, uma vez que a vitamina pode ser confortavelmente obtida na dieta diária.

Há, porém, grupos que estão em especial risco de desenvolver a deficiência de Vitamina B1, como os alcoólatras, as pessoas com doenças digestivas (sobretudo a Doença de Crohn), os anoréxicos e as pessoas que usam medicamentos diuréticos.

A suplementação deve ser indicada por um médico, sobretudo para evitar a interação com medicamentos.

Além disso, o médico poderá determinar a dose, que varia conforme o objetivo. Para manter níveis adequados, as doses podem ser pequenas, mas doses maiores são necessárias para tratar um quadro de deficiência.

Quantidade Recomendada de Vitamina B1:

Se você ingerir uma porção de leguminosas e outra de sementes, você terá metade da recomendação diária de tiamina. Adicione uma porção de proteína animal e complete a sua necessidade diária. Ela para adultos é de 1,2 mg e para crianças (9 a 13 anos) é de 0,9 mg. Para mulheres grávidas ou lactantes ela é de 1,4 mg. Conheça mais sobre ela através desse vídeo:

Deficiência da Vitamina B1:

Por causa do papel central da tiamina para o metabolismo energético, a deficiência deste nutriente prejudica quase todas as funções importantes no corpo. Deficiência grave e prolongada de tiamina afeta o sistema nervoso, o coração e a função digestiva, dentre outras áreas.

O beribéri é uma doença nutricional causada por uma grande carência de tiamina no organismo, resultando em fraqueza muscular, problemas gastrointestinais, dificuldades respiratórias, perda de sensibilidade dos pés e mãos, confusão mental e até paralisia.

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