Vitamina B2 (Riboflavina) – O que é, Benefícios, Fontes e Deficiência

A Vitamina B2, também chamada de riboflavina, é uma das 8 vitaminas do complexo B. Um dos principais benefícios da Vitamina B2 é prevenir câncer pois, ele atua como um antioxidante que controla a presença de radicais livres prejudiciais dentro do nosso corpo. As melhores fontes de Vitamina B2 são: Carne e órgão. Os principais sinais de deficiência de Vitamina B2 podem incluir: Inflamação da pele e distúrbios da pele, especialmente ao redor do nariz e face e mudanças no humor, como aumento da ansiedade e sinais de depressão. Então, confira tudo sobre a Vitamina B2:

Vitamina B2

O que é Vitamina B2:

A Vitamina B2, também chamada de Riboflavina, é uma vitamina importante que também atua como antioxidante dentro do corpo. A riboflavina é responsável por manter células sanguíneas saudáveis, ajudando a aumentar os níveis de energia , facilitando o metabolismo saudável , evitando danos aos radicais livres, contribuindo para o crescimento, protegendo a pele e a saúde dos olhos, e ainda mais.

Porque é uma vitamina solúvel em água, como todas as vitaminas do Complexo B, a Vitamina B2 deve ser obtida através de uma dieta saudável e reabastecida com freqüência, idealmente todos os dias, a fim de evitar uma deficiência de riboflavina .

Todas as vitaminas do Complexo B são usadas para ajudar a digerir e extrair energia dos alimentos que você come; Eles fazem isso convertendo nutrientes de carboidratos, gorduras e proteínas em energia utilizável sob a forma de “ATP”.

Por esta razão, a Vitamina B2 é necessária para o funcionamento de cada célula dentro de seu corpo, e uma deficiência de riboflavina ou falta de vitaminas do B em sua dieta pode criar uma série de efeitos colaterais sérios.

A Vitamina B2 é usada em combinação com outras vitaminas B, que compõem o “vitaminas do Complexo B“. De fato, vitamina B2 deve estar presente em quantidades suficientemente elevadas no corpo para permitir que outras vitaminas do Complexo B, incluindo Vitamina B6 e ácido fólico, façam seus trabalhos adequadamente.

Todas as vitaminas do Complexo B são responsáveis ​​por funções importantes, incluindo contribuir para a saúde do nervo, coração e sangue, saúde da pele e dos olhos, redução da inflamação , função hormonal e são usados ​​para manter um metabolismo saudável e sistema digestivo.

Fontes de Vitamina B2:

Fontes de Vitamina B2As fontes alimentares mais ricas de riboflavina incluem grupos de alimentos como:

  • Carne e órgão;
  • Certos produtos lácteos, especialmente queijos;
  • Ovos;
  • Certos vegetais, especialmente vegetais de folhas verdes;
  • Feijões e legumes;
  • Certas nozes e sementes.

A riboflavina, juntamente com outras vitaminas B, também é encontrada na maioria dos produtos de carboidratos integrais e enriquecidos, incluindo pães, cereais, granola e pastas.

Como muitas pessoas comumente consomem produtos de carboidratos embalados e refinados, este é o principal motivo pelo qual a maioria dos adultos pode satisfazer suas necessidades diárias de riboflavina na maioria das situações e evitar a deficiência de riboflavina.

Quando você adquire Vitamina B2 desta maneira, você está consumindo uma versão sintética da vitamina que tem sido propositalmente adicionada aos alimentos.

Os produtos que sinteticamente adicionam vitaminas e minerais dirão as palavras “enriquecidas” ou “fortificadas” na embalagem. Isto é diferente de produtos não processados ​​que naturalmente contêm vitaminas do B, como carne, ovos e vegetais marinhos.  Com base na RDA adulta de 1,3 mg / dia para homens adultos, estas são as 12 melhores fontes de riboflavina:

  • Fígado (de cordeiro, carne bovina, vitela, peru ou frango);
  • Algas;
  • Carne de órgão (incluindo rins de carne ou cordeiro);
  • Moluscos / chocos;
  • Queijo Feta Orgânico;
  • Amêndoas;
  • Carne Grass-Fed (ou Cordeiro);
  • Tempeh – Soja fermentada;
  • Macarrão Peixe;
  • Ovos;
  • Queijo de cabra orgânico;
  • Pasta Tahini / Semente de sésamo.

Benefícios da Vitamina B2:

Benefícios da Vitamina B2O consumo adequado de Vitamina B2 é importante porque ela desempenha as seguintes funções no organismo:

  • Manter a saúde das hemácias do sangue, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo;
  • Manter a saúde dos olhos e prevenir catarata;
  • Manter a saúde da pele e da boca;
  • Manter o bom funcionamento do sistema nervoso;
  • Participar da produção de energia no corpo;
  • Favorecer o crescimento e desenvolvimento, especialmente durante a infância;
  • Atuar como antioxidantes, prevenindo doenças como câncer e aterosclerose;
  • Diminuir a frequência e a intensidade das enxaquecas.

Suplementos de Vitamina B2:

Você consegue comprar os suplementos de Vitamina B2 em farmácias, lojas de produtos naturais e lojas de suplementos online. Conheça mais sobre ela através desse vídeo:

Quantidade Recomendada de Vitamina B2:

De acordo com o USDA, a quantidade recomendada de Vitamina B2 é o seguinte:

Bebês:

  • 0 – 6 meses: 0.3 * miligramas por dia (mg / dia)
  • 7 – 12 meses: 0,4 * mg / dia

Crianças:

  • 1 – 3 anos: 0,5 mg / dia
  • 4 – 8 anos: 0,6 mg / dia
  • 9 – 13 anos: 0,9 mg / dia

Adolescentes e Adultos:

  • Homens idade 14 e mais: 1,3 mg / dia
  • Feminino idade 14 a 18 anos: 1.0 mg / dia
  • Feminino com idade igual ou superior a 19: 1,1 mg / dia

Embora o complemento com as vitaminas B possa ser útil, tenha em mente que sempre é melhor ainda tentar consumir abundância de alimentos inteiros que naturalmente contenham Vitamina B2 e outros nutrientes essenciais.

Ao comer uma dieta equilibrada que contém uma variedade de alimentos não processados ​​e densos em nutrientes, a maioria das pessoas parece adquirir bastante riboflavina e evitar uma deficiência de Vitamina B2.

Deficiência de Vitamina B2:

Deficiência de Vitamina B2De acordo com o USDA, uma deficiência de Vitamina B2 não é muito comum nos países desenvolvidos ocidentais, provavelmente porque muitos carboidratos refinados são fortificados com riboflavina. Além disso, outros alimentos comumente consumidos como ovos e carne podem fornecer uma boa fonte de Vitamina B2 também. Sinais de deficiência de Vitamina B2 podem incluir:

  • Feridas ou rachaduras na boca ou no lábio;
  • Inflamação da pele e distúrbios da pele, especialmente ao redor do nariz e face;
  • Anemia;
  • Fadiga;
  • Dano nervoso;
  • Um metabolismo lento;
  • Boca inflamada e língua;
  • Dor de garganta;
  • Inchaço das membranas mucosas;
  • Mudanças no humor, como aumento da ansiedade e sinais de depressão.

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