Vitamina B5 (Ácido Pantotênico) – O que é, Benefícios, Fontes e Deficiência

A Vitamina B5 (Ácido Pantotênico) é uma das principais vitaminas essenciais para nosso corpo. Alem disso, os benefícios para a saúde da Vitamina B5, também conhecido como ácido pantotênico, incluem o alívio de condições como asma, perda de cabelo, alergias, estresse e ansiedade, distúrbios respiratórios e problemas cardíacos.

Também ajuda a aumentar a imunidade, reduzir a osteoartrite, os sinais de envelhecimento e aumentar a resistência a vários tipos de infecções, estimular o crescimento físico e gerenciar diabetes e distúrbios da pele. Confira os tópicos abaixo e saiba mais sobre esse nutriente:

Vitamina B5

O que é Vitamina B5:

A Vitamina B5, também conhecida como ácido pantotênico é uma vitamina que ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao estresse e no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares.

A Vitamina B5 é amplamente conhecida por ser benéfica no tratamento de transtornos mentais graves, como estresse e ansiedade crônica. Uma dieta saudável deve conter uma quantidade adequada desta vitamina para garantir boa saúde e bom funcionamento de todos os sistemas de órgãos.

Realiza uma grande variedade de funções em nosso corpo, incluindo a produção de neurotransmissores no cérebro, a fabricação de esteroides e a extração de gorduras, proteínas e outros nutrientes vitais dos alimentos.

Em poucas palavras, a essência do ácido pantotênico afeta todos os aspectos importantes da manutenção da sua saúde.

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Fontes de Vitamina B5:

As fontes mais importantes de Vitamina B5 incluem:

  • cogumelos;
  • brócolis;
  • repolho;
  • legumes;
  • salmão e cordeiro verde.

Existem outras fontes significativas desta vitamina solúvel em água, incluindo alimentos como ovos, peixes, leveduras de cerveja,nozes, leite e produtos lácteos como o queijo. Você também pode obter a vitamina do trigo , amendoim, soja, melaço e castanha.

Benefícios da Vitamina B5:

O consumo adequado de Vitamina B5 é importante porque ela desempenha as seguintes funções no organismo:

Estimula os Hormônios:

A Vitamina B5 atua como um sintetizador de muitos componentes importantes exigidos pelo corpo humano. Por exemplo, é essencial para a formação de gorduras, proteínas, carboidratos, aminoácidos e antibióticos, além de estimular hormônios adrenais.

Alivia o Estresse:

A Vitamina B5 tem a reputação de reduzir o estresse e outros problemas mentais sérios como ansiedade e depressão , o que garante a boa forma física. Isso faz isso regulando os hormônios responsáveis ​​por causar essas condições mentais.

Melhora a Saúde Cardíaca:

A Vitamina B5 tem um registro impressionante de manter o coração humano em condições normais de trabalho. Ele regula o nível de colesterol e também ajuda no controle da pressão arterial.

Reduz a Fadiga e o Cansaço:

A Vitamina B5 ajuda a reduzir a fadiga e o cansaço do corpo, e define as atividades metabólicas de todo o corpo no caminho certo. Isto significa que esta vitamina é capaz de aumentar a resistência do corpo humano para realizar várias tarefas de forma eficiente e saudável.

Este é um enorme benefício desta vitamina, especialmente do ponto de vista de indivíduos ativos e atletas.

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Melhora a Saúde da Pele e dos Cabelos:

Mais do que qualquer outra coisa, a Vitamina B5 ajuda a manter a pele saudável e atrativa na aparência. Também ajuda a adiar a aparência de sinais de envelhecimento prematuro na pele como rugas e manchas da idade.

Estudos também mostraram que ele desempenha um papel importante na pigmentação dos cabelos e evita que ele perca sua cor até ficar bem em seus anos mais velhos.

Aumenta o Sistema Imunológico:

A Vitamina B5 é muito boa no fortalecimento do sistema imunológico do corpo humano. Isso nos ajuda a lutar contra várias infecções e doenças.

Para diminuir as chances de seu corpo contrair algo perigoso, certifique-se de que sua contagem de glóbulos brancos é maximizada e seu sistema imunológico está funcionando corretamente comendo alimentos ricos em vitamina.

Aumenta os Níveis de Hemoglobina:

A Vitamina B5 mostrou aumentar o nível de hemoglobina em nossos corpos. Também ajuda o fígado a metabolizar substâncias tóxicas. Finalmente, é uma fonte de combustível para a divisão celular e reprodução de DNA.

A Vitamina B5 ajuda a aliviar o corpo humano de uma série de problemas prejudiciais como asma, candidíase ao autismo, osteoartrite, doença de Parkinson, síndrome pré-menstrual e muito mais. É uma das vitaminas mais versáteis e flexíveis, e não pode ser deixada fora de uma dieta saudável!

Suplementos da Vitamina B5:

A Vitamina B5 pode ser comercializada individualmente, na forma de ácido pantotênico e pantotenato de cálcio, ou então como parte de um suplemento de vitaminas do complexo B ou um multivitamínico.

Embora a ingestão de Vitamina B5 através da alimentação seja considerada segura, o consumo excessivo da vitamina pelo uso de suplementos pode provocar desde diarreia até um desequilíbrio na concentração das demais vitaminas do complexo B no corpo.

Por esse motivo, aliás, a orientação é consumir o ácido pantotênico através de um composto de vitaminas do complexo B, e não de maneira isolada.

Devido a possíveis interações com outros medicamentos (como antibióticos e remédios para Alzheimer), não faça suplementação com ácido pantotênico sem orientação profissional adequada.

Quantidade Recomendada da Vitamina B5:

As ingestões diárias recomendadas para Vitamina B5 / ácido pantotênico de acordo com o idade são as seguintes:

Bebês:

  • 0-6 meses, 1,7 mg / dia
  • 7-12 meses, 1,8 mg / dia

Crianças:

  • 1-3 anos, 2 mg / dia
  • 4-8 anos, 3 mg / dia
  • 9-13 anos, 4 mg / dia

Adultos

  • homens e mulheres com 14 anos ou mais, 5 mg / dia
  • mulheres grávidas, 6 mg / dia
  • mulheres amamentando, 7 mg / dia

Conheça mais sobre ela através desse vídeo:

Deficiência de Vitamina B5:

O sintoma mais comum e irritante da deficiência de Vitamina B5 é a síndrome do pé queima, em que uma pessoa experimenta uma falta de sensação nos pés, acompanhada de intensa dor inflamatória.

Além disso, vem um constante sentimento de fadiga e fraqueza em todo o corpo. Outros principais sintomas incluem insônia , anemia , vômitos, contração de músculos e desenvolvimentos anormais da pele.

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