Vitamina B7 (Biotina) – O que é, Benefícios, Fontes e Deficiência

A Vitamina B7, também conhecida como Biotina e às vezes referida como vitamina H, é uma vitamina solúvel em água pertencente à classe de vitaminas do complexo B. Como esta é uma vitamina solúvel em água, o excesso dela é excretado na urina e não é retido pelo organismo. Assim, a ingestão diária desta vitamina torna-se essencial para o ótimo funcionamento do corpo. Confira os tópicos abaixo e saiba mais sobre esse nutriente:

vitamina b7

O que é Vitamina B7:

A Vitamina B7 é uma vitamina do complexo B. Ela também é conhecida como biotina e vitamina H.

Trata-se de uma vitamina hidrossolúvel produzida no intestino pelas bactérias e obtida por meio da alimentação.

assim como outras vitaminas do complexo B, a Vitamina B7 está relacionado ao metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas. Ela também é essencial para a saúde da pele, unhas e cabelos.

Fontes de Vitamina B7:

As principais fontes de Vitamina B7 são:

A carne vermelha, o leite, as frutas e as sementes também contam com o nutriente.

Benefícios de Vitamina B7:

O consumo adequado de Biotina é importante para as seguintes funções no organismo:

  • Manter a saúde do sistema nervoso;
  • Melhorar o controle da glicemia em casos de diabetes tipo 2;
  • Ajudar na absorção das outras vitaminas do complexo B no intestino.
  • Manter a produção de energia nas células;
  • Manter a saúde da pele, da boca e dos olhos;
  • Manter a produção adequada de proteínas;
  • Fortalecer as unhas e a raiz dos cabelos.

Suplementos de Vitamina B7:

Apesar de geralmente ser desnecessária, a suplementação de vitamina B7 pode ser indicada para tratamentos benéficos daqueles que correm risco de deficiência da vitamina, como atletas, idosos e gestantes.

Já no caso daqueles que sofrem de doença hereditária de biotina é extremamente necessária. No mercado existem diversos suplementos em forma de gel ou creme para o tratamento da pele, mas geralmente seus efeitos são ineficazes.

O melhor suplemento de vitamina B7 é o de uso oral. É importante que um médico seja consultado, a fim de estipular a dosagem, bem como orientar o uso no caso de pacientes que fazem uso de certos medicamentos.

Quantidade Recomendada de Vitamina B7:

biotinaA quantidade recomendada de consumo de Vitamina B7 varia de acordo com a idade, como mostrado na tabela a seguir: Idade e Quantidade de Biotina por dia:

  • Bebê de 0 a 6 meses – 5 Microgramas por dia;
  • Bebê de 7 a 12 meses – 6 Microgramas por dia;
  • Criança de 1 a 3 anos – 8 Microgramas por dia;
  • Criança de 4 a 8 ano – 12 Microgramas por dia;
  • Jovem de 9 a 13 anos – 20 Microgramas por dia;
  • Jovem de 14 a 18 anos – 25 Microgramas por dia;
  • Adulto de 19 a 70 anos – 30 Microgramas por dia;
  • Gestantes – 35 Microgramas por dia;
  • Lactantes – 35 Microgramas por dia.

O uso de suplementos com Biotina só deve ser feito quando existe deficiência desse nutriente, devendo sempre ser recomendada pelo médico. Conheça mais sobre ela através desse vídeo:

Deficiência de Vitamina B7:

A deficiência de Vitamina B7 é extremamente incomum porque este nutriente está muito presente na alimentação.

Contudo, quando acontece os sintomas da ausência do nutriente são: fraqueza nas unhas e cabelos, calvície, pele seca e escamosa e vermelhidão em volta do nariz e da boca.

Outras complicações que podem ocorrer são conjuntivite, dermatite exfoliativa, dores musculares e lassidão, acompanhada de aumento da glicemia.

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