Yuzu – Origem, Nutrientes, Benefícios e Efeitos Colaterais

De nome científico Citrus ichangensis x Citrus reticulata var. austera, o yuzu é uma fruta cítrica originária do Leste asiático. Acredita-se que seja um fruto híbrido da tangerina com o Citrus ichangensis. Ele se parece um pouco com uma pequena toronja com casca irregular, e pode ser amarelo ou verde dependendo do grau de maturação. As frutas yuzu, que são muito aromáticas, normalmente medem entre 5,5 e 7,5 centímetros de diâmetro, mas podem ser tão grandes quanto as toronjas (10 centímetros ou mais). No artigo de hoje, vou contar um pouco mais sobre a importância do yuzu para a saúde no geral:

Origem do Yuzu:

O yuzu se originou na China, e crescendo nas regiões centrais do país e no Tibet. Foi introduzido no Japão e na Coreia durante a Dinastia Tang e é nesses países onde o cultivo é mais intenso. Apesar de contraditório, no chinês moderno, a palavra 柚子 (yòuzi) refere-se ao pomelo, enquanto que o yuzu é conhecido como 香橙 (xiāngchéng).

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É incomum as plantas cítricas serem resistentes ao frio, entretanto, devido à descendência do yuzu em relação ao C. ichangensis, ele consegue crescer em regiões com invernos com temperaturas que chegam a -12°C, onde os cítricos mais sensíveis não conseguiram sobreviver.

No Japão, uma versão ornamental do yuzu chamado hana yuzu (花ゆず, 花柚子?) é cultivado por sua flor, e não pelo seu fruto. Uma variação doce do yuzu conhecido como yuku ficou gravemente ameaçada durante as décadas de 1970 e 1980; uma tentativa foi realizada para reviver essa variedade no sul do Japão.

O yuzu se forma em um arbusto em uma pequena árvore, que normalmente contém um grande número de galhos. As folhas possuem um grande pecíolo, lembrando aqueles da combava e Citrus ichangensis, além de serem muito perfumadas. O yuzu se parece muito com o sudachi em muitos aspectos; eles compartilham o mesmo ancestral, apesar de o sudachi acabar amadurecendo e ficando com uma cor alaranjada. Há diferenças sutis no sabor da fruta.

Yuzu

Valor Nutricional do Yuzu:

A tabela a seguir traz a informação nutricional para uma 100 g:

Agora que já conhecemos os nutrientes, conheça também os benefícios para a saúde.

Benefícios do Yuzu:

Por causa das suas propriedades, estra fruta pode ser utilizada em diversas situações, como:

Melhora o Humor:

O yuzu é bem conhecida por sua fragrância cítrica terapêutica, que demonstrou ter propriedades que aumentam o humor e reduzem o estresse.

Um estudo recente de 2017 mediu os efeitos do perfume yuzu em 17 mulheres com sintomas pré-menstruais. O yuzu foi encontrado para melhorar o humor dos participantes, diminuindo os níveis de raiva, ansiedade e fadiga.

Outros estudos descobriram que a inalação do perfume yuzu por apenas dez minutos diminuiu os distúrbios do humor e reduziu o estresse emocional.

Existem muitos outros remédios naturais que você pode incorporar em seu regime diário para ajudar a elevar seu humor. Alguns outros apaziguadores do esforço eficazes incluem exercício, yoga, meditação e journaling.

Alivia a Inflamação:

A inflamação é uma resposta imunológica normal que ocorre no corpo como resultado de lesão ou dano aos tecidos. A inflamação crônica , por outro lado, pode ser perigosa e pode contribuir para o desenvolvimento de doenças.

A fruta yuzu é rica em antioxidantes, compostos que ajudam a neutralizar os radicais livres nocivos, que podem causar inflamação e doenças crônicas.

Um estudo em tubo de ensaio no Journal of Food Science mostrou que o limoneno, um composto que está concentrado na casca do yuzu, ajudou a reduzir a inflamação e impediu a formação de radicais livres.

Outras partes da fruta yuzu também podem conter poderosos antioxidantes. De fato, um estudo realizado em 2014 mostrou que o óleo de semente de yuzu continha duas vezes a potente atividade antioxidante do óleo de semente de toranja, rico em antioxidantes.

Além de yuzu, outros alimentos anti-inflamatórios incluem vegetais de folhas verdes, frutas vermelhas, gengibre e açafrão.

Inibe a Coagulação do Sangue:

A coagulação do sangue é um processo importante que ajuda a evitar o sangramento excessivo. No entanto, algumas pessoas podem ter um risco aumentado de formação de coágulos sanguíneos nocivos que podem bloquear o fluxo sanguíneo e causar problemas como ataque cardíaco, derrame ou embolia pulmonar .

Algumas pesquisas mostraram que a fruta yuzu pode prevenir a formação de coágulos sanguíneos e agir como um anticoagulante, similar aos medicamentos para diluir o sangue.

Um estudo de 2015, por exemplo, mostrou que o extrato de yuzu foi capaz de inibir a agregação plaquetária em células humanas. As plaquetas são um componente das células do sangue e a agregação plaquetária, ou agregação, pode levar a coágulos sanguíneos.

Outro estudo na Coréia confirmou esses achados e observou que essas propriedades benéficas anti-coagulantes foram provavelmente devido à presença de hesperidina e naringina, dois componentes poderosos encontrados no yuzu.

Claro, se você já está tomando anticoagulantes ou anticoagulantes, você deve consultar o seu médico antes de comer yuzu, pois pode aumentar os efeitos desses medicamentos e pode produzir efeitos colaterais prejudiciais.

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Aumenta a Saúde Imunológica:

O yuzu é rico em vitamina C e antioxidantes, os quais podem ajudar a melhorar sua saúde imunológica e mantê-lo saudável.

Uma revisão nos Anais de Nutrição e Metabolismo relatou que a vitamina C pode ser capaz de ajudar a reduzir a duração e a gravidade das infecções do trato respiratório. Pode também prevenir a pneumonia, a malária e a diarreia, bem como melhorar os resultados para estas condições.

Antioxidantes também podem manter seu sistema imunológico forte. Antioxidantes previnem danos às suas células imunológicas, neutralizando os radicais livres e protegendo contra infecções causadas por bactérias ou vírus.

Outras maneiras de impulsionar o sistema imunológico incluem ingerir muitos alimentos ricos em nutrientes, limitar a ingestão de alimentos ultra processados e incluir muitos alimentos ricos em probióticos em sua dieta para melhorar as boas bactérias em seu intestino.

Reduz o Risco de Doença Crônica:

Graças aos efeitos anti-inflamatórios do yuzu, também pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas. Isso ocorre porque a inflamação está ligada ao desenvolvimento de muitas doenças crônicas.

Câncer e doença coronariana, por exemplo, foram associados à inflamação crônica em vários estudos. A inflamação também tem sido associada a algumas doenças pulmonares, diabetes, doença inflamatória intestinal e certas condições neurológicas.

Combinar muitos alimentos altamente antioxidantes como a fruta yuzu com um estilo de vida saudável pode reduzir o risco de doenças crônicas e também levar a uma saúde melhor.

Protege a Saúde do Cérebro:

A fruta yuzu contém certos compostos benéficos que foram mostrados para potencialmente impedir o declínio cognitivo e otimizar a saúde do seu cérebro.

Em um estudo publicado no Journal of Nutrition , o tratamento de ratos com extrato de yuzu foi encontrado para prevenir a disfunção cognitiva, reduzindo o acúmulo de proteínas beta-amilóide no cérebro.

Acredita-se que o acúmulo de proteínas beta-amilóides contribua para o desenvolvimento de distúrbios cognitivos, como a doença de Alzheimer.

Além disso, os antioxidantes encontrados no yuzu podem ajudar a evitar danos causados ​​pelos radicais livres para manter o cérebro saudável e prevenir outras doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson.

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Outros alimentos para aumentar o cérebro que você deve adicionar à sua dieta incluem peixe gordo, frutas, legumes, azeite extra-virgem e nozes.

fruta yuzu

Como Consumir o Yuzu:

O yuzu deve ser consumido in natura para conseguir aproveitar todas as suas propriedades. No entanto, o chá carrega também todos esses benefícios. O sabor desta fruta é ácido, lembrando o da uva, com um toque de tangerina.

Raramente ele é comido como uma fruta normal, embora na culinária japonesa sua casca aromática seja usada para decorar alguns pratos, e seu suco seja normalmente usado como tempero, do mesmo modo que se usa o limão em outras cozinhas.

A fruta yuzu pode ser apreciada como chá yuzu, marmelada ou mesmo assados, como bolos e tortas. A casca às vezes também é adicionada a pratos de macarrão, receitas de frutos do mar e molhos para adicionar um toque de sabor. Confira agora as principais formas de consumir:

Suco de Yuzu:

Ingredientes:

  • 2 yuzus;
  • 1 colher de sopa e 1/2 de açúcar;
  • 1 l de água gelada.

Modo de Preparo:

  • Descascar os limões e tirar as sementes;
  • Colocar no liquidificador junto com os outros ingredientes;
  • Bater e em seguida coar.

Chá de Yuzu:

Ingredientes:

  • 250 gramas de yuzu;
  • 250 g de açúcar cristalizado ou açúcar âmbar marrom.

Modo de Preparo:

  • Antes de prepara o chá, lave e descasque a fruta.
  • Guarde a polpa por instantes.
  • Corte a casca do fruto em tiras pequenas e finas.
  • De seguida remova as sementes da polpa que guardou.
  • Coloque um terço da casca e polpa no fundo de um frasco limpo (pode ver o exemplo na imagem acima, pode perfeitamente ser um recipiente hermético).
  • Coloque um terço do açúcar cristalizado ou açúcar âmbar marrom sobre o preparado, e repita o processo mais 2 vezes.
  • Mantenha o recipiente num lugar fresco durante 4 a 5 dias.
  • O açúcar cristalizado ou açúcar âmbar marrom começará a derreter em poucos dias.
  • Mexa pelo menos uma vez por dia, e leve à geladeira depois que o açúcar da rocha derreter.
  • Para tomar uma xícara de chá, adicione 2 colheres de chá do produto a uma xícara, e junte água quente.

Contraindicações do Yuzu:

Até o momento não foram registradas contraindicações a respeito do uso, porém o consumo em excesso de qualquer tipo de alimento pode vir a causar danos.

Efeitos Colaterais do Yuzu:

Embora os efeitos colaterais sejam raros, existem alergias a essa fruta, que podem se manifestar como dermatite de contato ou problemas gastrointestinais. Geralmente, comer esta fruta e usar seus extratos com moderação é recomendado.

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