Benefícios da Banana: 10 motivos para consumir a fruta com frequência

Alguns benefícios da banana para a saúde são: aumentar a sensação de saciedade, facilitar a perda de peso e reduzir o estresse, pois é uma fruta rica em bastante nutrientes, especialmente quando consumida in natura. Além do mais, a banana está entre a fruta mais consumida no mundo.

Do ponto de vista nutricional, é a uma boa fonte de potássio, magnésio e vitamina B6. Nosso corpo usa essas substâncias para se manter saudável. Além disso, nem todo mundo sabe que a banana também é rica em antioxidantes, que ajudam a proteger nosso corpo da ação dos radicais livres.

A banana fortalece o sistema nervoso, ajuda na perda de peso e contribuem para a produção de glóbulos brancos graças à sua contribuição de vitamina B6, como explica a nutricionista Laura Flores .

Uma banana de tamanho médio (cerca de 126 gramas) contém 450 mg de potássio, 30 gramas de carboidratos, 3 gramas de fibra, 19 gramas de açúcar e 1 grama de proteína. Nós escolhemos o máximo possível de bananas de comércio justo . Aqui estão os principais benefícios da banana para a saúde:

Benefícios da Banana

Benefícios da Banana

1) Aumentar a sensação de saciedade

Uma banana de tamanho médio contém 110 calorias e fornece 30 gramas de carboidratos e 3 gramas de fibra. A banana contêm fibras vegetais especiais que nos ajudam a nos manter mais cheios. Além disso, a banana é considerada um lanche útil para os atletas, a serem comida 1 hora antes do treino.

2) Eles são benéficos para o coração

A banana é boa para o coração, pois ela é rica em potássio, um mineral que ajuda a manter a frequência cardíaca regular. Além disso, o alto teor de potássio da banana e sua redução na ingestão de sódio podem proteger o sistema cardiovascular da hipertensão, de acordo com especialistas da FDA .

3) Reduzir o estresse

A banana pode ser úteis para restaurar o bom humor e reduzir o estresse graças ao seu importante conteúdo de triptofano, uma substância que nosso corpo converte em serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que nos ajuda a melhorar nosso humor, segundo Laura Flores, nutricionista de San Diego.

4) protege os olhos

A banana, assim como a cenoura, também desempenham um papel importante na proteção da visão. De fato, a banana contêm vitamina A, uma substância essencial para os olhos, para manter a visão normal e melhorar a visão noturna, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde . A vitamina A presente na banana ajuda a preservar as membranas dos olhos e a córnea. Além disso, a banana também podem ajudar a prevenir a degeneração macular .

5) Fortalecer os ossos

A bananas não são uma fonte importante de cálcio, mas ainda são úteis para manter os ossos fortes. De acordo com um artigo publicado no Jornal de Fisiologia e Bioquímica (“frutooligossacarídeos dietéticos e potenciais benefícios à saúde”), a banana contêm substâncias que auxiliam na digestão e melhoram a capacidade do corpo de absorver cálcio.

6) Impedir acidente vascular cerebral

Comer banana freqüentemente reduz o risco de acidente vascular cerebral na menopausa. Isso foi anunciado por um estudo realizado nos Estados Unidos no Albert Einstein College, em Nova York, e publicado pela American Heart Association.

O estudo envolveu um grupo de mais de 90 mil mulheres na menopausa com idade entre 50 e 79 anos por um período de 11 anos. Durante o estudo, as mulheres não tomaram suplementos de potássio, mas apenas assimilaram essa substância a partir de alimentos frescos.

Além das bananas, quais são os alimentos ricos em potássio? Por exemplo, boas quantidades de potássio estão presentes em feijão branco, espinafre, batatas, damascos secos, abóboras e abobrinha, passas e amêndoas.

7) Protege o estômago

Comer banana regularmente pode proteger o estômago das úlceras. Os nutrientes presentes na banana criam uma barreira protetora no estômago contra a ação excessiva dos sucos gástricos em comparação com as paredes desse órgão. Além disso, a banana contêm compostos que ajudam a eliminar certos tipos de bactérias consideradas entre as causas das úlceras gástricas.

8) fornece mais energia

A banana é considerada um alimento perfeito para os atletas. Um estudo realizado na Universidade Estadual dos Apalaches mostrou que comer meia banana a cada 15 minutos durante um teste de pedalada foi tão eficaz quanto tomar uma bebida esportiva. A banana é recomendada aos atletas porque fornecem aos músculos os carboidratos de que precisam e porque seu conteúdo antioxidante ajuda na recuperação.

9) Fonte de vitamina C

Quando pensamos em vitamina C somos imediatamente lembrados de laranjas e morangos, mas a banana também é uma fonte dessa vitamina . Uma porção normal de banana contém 15% da ingestão diária recomendada de vitamina C. A vitamina C presente na banana combate os radicais livres e ajuda a prevenir a inflamação. Também contribui para a formação de colágeno e ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis.

10) Melhore a concentração

Um estudo conduzido em uma escola na Inglaterra, que envolveu mais de 300 estudantes, mostrou que comer banana frequentemente ajudava as crianças a ter a energia necessária para estudar e se concentrar melhor . Altos níveis de potássio presente na fruta ajudariam os alunos a aprender, memorizar melhor e receber mais atenção na sala de aula. Os alunos foram convidados a comer banana no café da manhã, como um lanche no meio da manhã e para o almoço.

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